Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Máquina do Tempo | Como era o visual antigo de 16 sites famosos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Agosto de 2023 às 09h00

Link copiado!

Reprodução/Web Design Museum
Reprodução/Web Design Museum

Se você era vivo e lúcido entre os anos 1990 e 2000, com certeza se lembra como era o visual antigo de sites famosos como Google, YouTube e Yahoo. Para quem nunca viu, saiba que os layouts tinham cores fortes, fontes esquisitas, muita informação na tela e elementos gráficos em Flash. Em outras palavras, era um verdadeiro caos com muita poluição visual.

Com o passar do tempo, esses mesmos sites foram ganhando cara nova e hoje são extremamente funcionais e impecáveis em termos estéticos, mas houve um longo caminho permeado por mudanças significativas e importantes atualizações até chegar ao resultado dos dias atuais.

Como era o visual clássico de sites famosos

Continua após a publicidade

A partir de agora você embarca na máquina do tempo do Canaltech para se impressionar com 16 visuais antigos de páginas famosas. Confira a seguir:

16. Google

O visual já era clean e contava com a clássica barra de pesquisa desde sua primeira versão oficial, em 1998.

Continua após a publicidade

15. Apple

A Maçã é referência em visual moderno e sofisticado, mas seu site oficial não era tudo isso em 1996.

14. Microsoft

Continua após a publicidade

O site inaugural da Gigante de Redmond era puro estilo com esses links separados entre as estrelas. A página foi ao ar em 1996.

13. Windows 95

O famoso sistema operacional da Microsoft também teve um site para chamar de seu. Inclusive, “oferecia” um bolo de aniversário para quem o acessasse.

Continua após a publicidade

12. LinkedIn

A rede social voltada para o público profissional tinha essa cara quando foi publicada, em 2003. Em termos de funcionalidade, o site segue a mesma linha até hoje.

Continua após a publicidade

11. YouTube

Lançado em 2005, o YouTube tinha uma página inicial simplificada e contava com uma barra de pesquisa no centro da tela e sugestões de vídeo na parte inferior.

10. Amazon

Continua após a publicidade

Se você acha que o site atual da Amazon é visualmente poluído, a primeira versão dele, publicada em 1995 e de quando a empresa era apenas uma loja online de livros, sequer tinha elementos gráficos chamativos.

9. Yahoo

Parecida com o primeiro site da Amazon, a página inicial do Yahoo (1994) seguia a mesma tendência: somente alguns links amontoados e uma vastidão de cor cinza — um puro suco dos anos 1990.

Continua após a publicidade

8. Netflix

Antes de contar com infindáveis sugestões de filmes e séries, o visual antigo do site da Netflix, em 2002, contava somente com um tutorial para alugar DVDs por correio.

Continua após a publicidade

7. Disney

A primeira versão do site da Disney, em 1996, não tinha nada de mágico, pois apresentava alguns links e uma interface bem simples na parte de cima.

6. LEGO

Continua após a publicidade

A página original da LEGO parecia um quarto de criança, com vários legos espalhados aleatoriamente. A imagem abaixo é do site da empresa em 1996.

5. McDonald’s

A ideia do primeiro site do McDonald 's até que era original: simular o atendimento ao entrar em um restaurante da franquia de fast-food. A página foi lançada em 1996.

Continua após a publicidade

4. Pepsi

A famosa marca de refrigerantes tinha um site no melhor estilo Matrix, em 1996, e ousava com recursos gráficos não tão comuns na época.

3. GeoCities

O site inaugural do serviço de hospedagem de sites GeoCities foi publicado em 1995 e era extremamente simples, apesar de ter alguns elementos gráficos na parte superior.

2. BBC

O logo continua intacto até os dias atuais, mas a home do site original da BBC, em 1998, era composto somente por algumas fotos e links de forma bem simplória.

1. Primeiro site da web

Para encerrar a lista, o primeiro site da web, de 1991, lembrava muito um simples bloco de notas, contando com textos, links e nenhum tipo de desenho ou recurso gráfico elaborado.

Se você não viveu esse tempo ou quer continuar recordando o passado, vale a pena conferir como era a vida antes do Google e a história dos buscadores.