Publicidade

Apple trará carregamento rápido sem fio via Qi2 para iPhones antigos

Por| Editado por Wallace Moté | 07 de Dezembro de 2023 às 13h25

Link copiado!

(Foto: Brandon Romanchuk/Unsplash)
(Foto: Brandon Romanchuk/Unsplash)
Tudo sobre Apple

Notas de atualização da versão RC (Release Candidate, em teste para ser lançada como o update final) do iOS 17.2 revelam que a Apple irá habilitar compatibilidade total de iPhones antigos com o protocolo de carregamento sem fio Qi2. A solução padrão da indústria, desenvolvida com base no próprio MagSafe da Maçã, vai permitir de forma inédita que os dispositivos da gigante tenham acesso à recarga rápida de até 15 W mesmo em carregadores produzidos por outras empresas.

Apesar de serem compatíveis com carregadores sem fio no padrão universal Qi, modelos mais antigos de iPhone atingiam potências limitadas de até 7,5 W em acessórios fabricados por terceiros — usuários que quisessem aproveitar a potência máxima de 15 W precisavam adquirir as soluções oficiais da Apple. Isso deve finalmente mudar, ao menos em partes, com a chegada do iOS 17.2, conforme apontam as notas de atualização da versão RC do sistema.

Entre as novidades do update, está listada a adição do suporte ao protocolo Qi2 nas famílias iPhone 13 e iPhone 14, novidade bem-vinda posteriormente confirmada pela Anker, uma das principais fabricantes de acessórios em operação hoje, em comentário feito ao The Verge. Mais do que isso, a marca revelou que o novo iOS permitirá aos usuários atingir os 15 W, mesmo utilizando adaptadores de outras fabricantes.

Continua após a publicidade

Outra notícia interessante é que, em teoria, a linha iPhone 12 também possui o hardware necessário para ser compatível com recarga via Qi2, ainda que não esteja listada para receber a compatibilidade com a tecnologia. É difícil dizer se a Apple trará ou não o recurso aos aparelhos de 2020 e, considerando a discrição da companhia, não devemos ter uma confirmação tão cedo, mas mesmo em caso positivo, será preciso esperar por um novo update.

Também não está totalmente claro se o software habilitará altas velocidades em acessórios com o padrão Qi original — vai ser necessário aguardar por testes com o novo iOS para termos certeza, ainda que a probabilidade seja bastante baixa, considerando que a gigante de Cupertino deve aplicar esforços para incentivar a adoção do padrão mais novo, com conexão magnética.

Continua após a publicidade

Apresentado em janeiro deste ano, durante a CES 2023, o Qi2 foi projetado a partir das especificações do MagSafe doadas pela Apple ao Wireless Power Consortium (WPC), consórcio de empresas responsáveis por estabelecer um padrão universal de tecnologias de carregamento sem fio. Com potência de até 15 W e a fixação magnética vista na solução proprietária da Maçã, a novidade é muito aguardada por abrir margem para ampliar a compatibilidade de acessórios de diferentes marcas com qualquer dispositivo que implemente o protocolo.

Fonte: Android Authority, The Verge