Apple pode atrasar o lançamento do iPhone 12 e a culpa seria do 5G

Por Rubens Eishima | 26 de Março de 2020 às 15h31
PhoneArena
Tudo sobre

Saiba tudo sobre iPhone

Ficha técnica

Desde o iPhone 5, em 2012, o lançamento dos celulares da Apple tradicionalmente acontece no mês de setembro. Mas a tradição corre o risco de não se repetir em 2020, segundo o jornal Nikkei Asia Report. O motivo tem duas causas, ambas ligadas à atual pandemia da COVID-19.

O primeiro deles, é claro, envolve os problemas causados pela doença na cadeia produtiva global, especialmente na China, onde grande parte dos componentes usados nos produtos da marca é fabricado.

O segundo motivo estaria no ânimo do mercado consumidor mesmo após o eventual fim da pandemia. Segundo fontes ouvidas pelo jornal, a Apple estaria preocupada que uma demanda menor e uma economia abalada possam resultar em vendas abaixo do esperado para o primeiro iPhone 5G. “Eles precisam que o primeiro iPhone 5G seja um sucesso”, afirma a publicação.

Outro impacto da COVID-19 no desenvolvimento da nova linha de iPhones foram as restrições de viagens, especialmente para a China, o que teria atrasado parte do desenvolvimento de componentes e contatos com fornecedores. Fornecedores tradicionais da empresa, especialmente para componentes como a tela de OLED e chips de memória RAM e armazenamento, estão concentrados em China, Japão e Coreia do Sul, países fortemente afetados pela doença no começo do ano.

A responsabilidade “nas costas” das vendas do primeiro iPhone 5G se amplia de certa forma porque os principais concorrentes da empresa, Samsung e Huawei, já lançaram seus primeiros modelos compatíveis com a nova rede de alta velocidade no começo de 2019.

Datas de lançamento dos iPhones nos últimos 10 anos:

Fonte: Nikkei Asia Review

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.