Apple pode lançar iPhone com Face ID e Touch ID por sensores sob a tela

Apple pode lançar iPhone com Face ID e Touch ID por sensores sob a tela

Por Victor Carvalho | Editado por Wallace Moté | 28 de Julho de 2021 às 09h26
Svetapple

Rumores sobre o lançamento de iPhones, iPads e Macs com sensores de autenticação biométrica sob a tela não são recentes, ainda mais considerando que a Apple já possui várias patentes para uso dessas tecnologias e previsões de analistas conceituados já sugerem que a empresa deve utilizá-las nos próximos anos. E mais um passo importante foi dado nessa direção.

Em um registro aprovado pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO), a Apple conquistou uma patente relacionada ao uso de sensores biométricos sob o display, algo que permitiria a implementação do Face ID para remoção do entalhe e/ou permitiria o uso do Touch ID integrado à tela.

Touch ID pode retornar aos iPhones com sensor na tela (Imagem: Reprodução/Patently Apple)

A descoberta feita pelo site Patently Apple apresenta imagens que destacam o uso em celulares e notebooks. A imagem acima, por exemplo, detalha a combinação dos sensores para Touch ID sob a tela, oferecendo um sensor de entrada posicionado entre o vidro e o display para resposta imediata, deixando componentes ópticos para leitura e identificação das ranhuras da impressão digital sob o display.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Outra imagem, agora apresentando a figura de um notebook ao lado de um celular, mostra o potencial uso do Face ID sob o display, e podemos ver que uma região com menor densidade de pixels seria necessário para permitir uma autenticação precisa, evitando erros por distorção.

Face ID necessitaria de região de baixa densidade na tela para funcionar com toda capacidade (Imagem: Reprodução/Patently Apple)

Apesar de sugerir que o Face ID seja levado também para MacBooks e, quem sabe, iMacs, ainda existem muitas incertezas a respeito de quando a Apple deve implementar tais componentes em computadores da marca, uma vez que a empresa sempre dá preferência por tecnologias que funcionem muito bem antes de oferecer aos usuários.

Outro destaque da patente da Apple fica para o possível uso combinado do Face ID com o Touch ID, permitindo que usuários possam realizar pagamentos ou desbloqueio de forma ainda mais segura utilizando ambos os sensores de uma só vez.

Objetivo da Apple é remover entalhe da tela dos iPhones (Imagem: Svetapple)

Já vemos leitores de impressões digitais sob a tela há anos no Android, mas só recentemente os sensores se tornaram mais precisos e velozes. Também vimos o lançamento do primeiro smartphone com câmera sob a tela, mas o resultado foi desastroso, com a segunda geração tendo sido apresentada pela ZTE ontem (27) com algumas melhorias notáveis, mas ainda longe do que as câmeras "tradicionais" entregam.

A Apple é conhecida por utilizar novas tecnologias da melhor e mais otimizada forma possível para evitar que seus usuários tenham dor de cabeça realizando ações que deveriam funcionar sempre, e com a empresa estudando a implementação de tecnologias que ainda engatinham no Android, é esperado que o uso em iPhones, iPads e Macs levem mais alguns anos.

Fonte: Patently Apple

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.