Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple pode lançar iPhone com Face ID e Touch ID por sensores sob a tela

Por| Editado por Wallace Moté | 28 de Julho de 2021 às 09h26

Link copiado!

Svetapple
Svetapple
Tudo sobre Apple

Rumores sobre o lançamento de iPhones, iPads e Macs com sensores de autenticação biométrica sob a tela não são recentes, ainda mais considerando que a Apple já possui várias patentes para uso dessas tecnologias e previsões de analistas conceituados já sugerem que a empresa deve utilizá-las nos próximos anos. E mais um passo importante foi dado nessa direção.

Em um registro aprovado pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO), a Apple conquistou uma patente relacionada ao uso de sensores biométricos sob o display, algo que permitiria a implementação do Face ID para remoção do entalhe e/ou permitiria o uso do Touch ID integrado à tela.

Continua após a publicidade

A descoberta feita pelo site Patently Apple apresenta imagens que destacam o uso em celulares e notebooks. A imagem acima, por exemplo, detalha a combinação dos sensores para Touch ID sob a tela, oferecendo um sensor de entrada posicionado entre o vidro e o display para resposta imediata, deixando componentes ópticos para leitura e identificação das ranhuras da impressão digital sob o display.

Outra imagem, agora apresentando a figura de um notebook ao lado de um celular, mostra o potencial uso do Face ID sob o display, e podemos ver que uma região com menor densidade de pixels seria necessário para permitir uma autenticação precisa, evitando erros por distorção.

Apesar de sugerir que o Face ID seja levado também para MacBooks e, quem sabe, iMacs, ainda existem muitas incertezas a respeito de quando a Apple deve implementar tais componentes em computadores da marca, uma vez que a empresa sempre dá preferência por tecnologias que funcionem muito bem antes de oferecer aos usuários.

Continua após a publicidade

Outro destaque da patente da Apple fica para o possível uso combinado do Face ID com o Touch ID, permitindo que usuários possam realizar pagamentos ou desbloqueio de forma ainda mais segura utilizando ambos os sensores de uma só vez.

Já vemos leitores de impressões digitais sob a tela há anos no Android, mas só recentemente os sensores se tornaram mais precisos e velozes. Também vimos o lançamento do primeiro smartphone com câmera sob a tela, mas o resultado foi desastroso, com a segunda geração tendo sido apresentada pela ZTE ontem (27) com algumas melhorias notáveis, mas ainda longe do que as câmeras "tradicionais" entregam.

Continua após a publicidade

A Apple é conhecida por utilizar novas tecnologias da melhor e mais otimizada forma possível para evitar que seus usuários tenham dor de cabeça realizando ações que deveriam funcionar sempre, e com a empresa estudando a implementação de tecnologias que ainda engatinham no Android, é esperado que o uso em iPhones, iPads e Macs levem mais alguns anos.

Fonte: Patently Apple