Apple pode levar zoom avançado para iPhones com "câmera dobrada"

Por Victor Carvalho | Editado por Wallace Moté | 14 de Julho de 2021 às 08h00
Apple

A Apple pode estar se preparando para lançar iPhones com câmera de lente periscópio em breve. Ainda neste ano o consolidado analista de mercado Ming-Chi Kuo já apontava que a fabricante poderia utilizar um sistema para zoom de alta qualidade em celulares de 2023 e, graças a um novo registro de patente, tal previsão ganha mais fôlego.

Descoberta pelo site Patently Apple, o documento intitulado como "câmera dobrada" introduz o já conhecido sistema de lentes periscópio ao mundo dos iPhones, descrevendo o uso de prismas para refletir a luz entre lentes mais espaçadas para permitir que uma imagem de alta qualidade com zoom de grande aproximação chegue ao sensor.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Patente descreve sistema periscópio com prismas e lentes mais espaçadas (Imagem: Reprodução/Patently Apple)

Com o uso de tal tecnologia, o zoom óptico de smartphones da Apple poderia deixar o limitado alcance de 2x e 2.5x no iPhone 12 Pro e 12 Pro Max, respectivamente, para oferecer alcance de 5x e até 10x, como fazem celulares Android como o Galaxy S21 Ultra, Xiaomi Mi 11 Ultra e até modelos mais simples como o Mi 10 Lite Zoom Edition lançado em 2020.

Caso seja implementada pela Apple nos próximos smartphones, tal característica pode ser um dos maiores destaque das versões Pro do iPhone e pode aumentar o desempenho de vendas da celulares da Apple.

Galaxy S21 Ultra adota sistema periscópio para zoom de até 100x (Imagem: Reprodução/Samsung)

A tecnologia câmera com lente periscópio já é utilizada amplamente por fabricantes de Androids desde 2019, mas a Apple é conhecida por levar anos para aperfeiçoar tecnologias para que funcionem da melhor forma possível em seus produtos.

Com os novos iPhone 13 ganhando melhorias consideráveis no conjunto de câmeras de todos os quatro modelos este ano, o próximo passo da Apple em relação aos dispositivos pode ser finalmente oferecer a lente periscópio para zoom de alta aproximação nos anos seguintes, em 2022 ou em 2023.

Fonte: Patently Apple

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.