Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone só terá zoom similar ao Galaxy S21 Ultra em 2023, aposta analista

Por| Editado por Wallace Moté | 09 de Março de 2021 às 12h10

Link copiado!

Andrew Griswold/Unsplash
Andrew Griswold/Unsplash

Enquanto fabricantes de celulares Android já adotam lentes de periscópio, com aproximação óptica superior, há pelo menos dois anos, a Apple se mantém firme com a câmera teleobjetiva mais tradicional, inaugurada no iPhone 7 Plus, em 2017. E isso só deve mudar em 2023, de acordo com uma nova previsão do analista Ming-Chi Kuo.

O relatório mais recente de Kuo aponta que as próximas duas gerações do celular da Maçã ainda vão contar basicamente com o mesmo zoom presente no iPhone 12, que oferece aproximação limitada em comparação com as lentes de periscópio presente em alguns dos principais concorrentes da linha. Em julho do ano passado, o mesmo analista apostava na mudança para esta lente com aproximação maior nos celulares da Apple já em 2022, ou seja, a previsão inicial foi revisada para um ano depois.

Kuo também afirma que a câmera principal do iPhone pode sofrer um upgrade em 2022, quando as lentes 8P devem ficar mais acessíveis por conta de um aumento na produção, previsto para o segundo semestre do ano que vem. Por enquanto, poucas fabricantes utilizam essas lentes devido ao alto valor e baixa produção, apesar de oferecerem desempenho óptico entre 10% e 20% melhor que as lentes 7P presentes no iPhone 12.

Continua após a publicidade

A câmera de selfies também deve sofrer redução no ano que vem, com a redução do módulo, enquanto a ultrawide dos modelos Pro podem trocar a lente 5P por uma 6P já em 2021, segundo a previsão do analista.

O que é lente de periscópio?

A Apple usa lente teleobjetiva desde o iPhone 7 Plus para entregar aproximação óptica de imagem, como se o usuário desse um passo para a frente. Esta lente usa uma relação de distância e curvatura da lente para aproximar a imagem sem perder resolução ou qualidade, diferente do zoom digital. Por conta da limitação do espaço físico e distância focal, essas lentes entregam até 3 vezes de aproximação em smartphones atuais sem perda de qualidade.

Já a lente de periscópio tem um sistema que utiliza prismas para aproximar ainda mais a imagem sem perder qualidade ou nitidez. É um sistema que lembra o periscópio de um submarino, daí o nome. Ela está presente em alguns modelos como o P30 Pro, da Huawei, e os Galaxy S20 Ultra, Note 20 Ultra e S21 Ultra, da Samsung. Além do zoom óptico maior, que pode partir de 5 vezes, essa lente também consegue fazer aproximação híbrida com qualidade bastante satisfatória de até 30 vezes.

Continua após a publicidade

Recentemente, a Samsung disponibilizou a câmera de periscópio do Galaxy S21 Ultra para outras fabricantes de celulares interessadas na tecnologia. A Apple, ao que parece, não será uma cliente, ao menos por enquanto.

Fonte: MyFixGuide