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Apple lidera vendas de celulares na China pela primeira vez desde 2015

Por  • Editado por  Wallace Moté  | 

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Erick Teixeira/Canaltech
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A Apple assumiu o primeiro lugar na lista de marcas que vendem mais celulares na China pela primeira vez em seis anos. De acordo com um novo relatório divulgado pela agência Counterpoint Research, a companhia de Cupertino levou a melhor sobre várias empresas locais no último trimestre de 2020, com grandes crescimentos em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A marca chegou a um total de 23% da fatia de mercado de celulares durante o período analisado, um aumento de 32% em comparação com o final de 2020, e 79% em relação ao trimestre anterior — os grandes crescimentos nos últimos meses do ano representam um fenômeno natural para a marca, pois o lançamento das novas gerações do iPhone geralmente acontece em setembro.

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Com isso, a Apple passou da terceira para a primeira colocação, deixando a Vivo Mobile Communications Co. em segundo com 19% e a Oppo (incluindo vendas da OnePlus) na sequência com 17%. O quarto lugar da Honor também chama a atenção, já que a marca passou de 9% para 15% da fatia de mercado em apenas um ano, mostrando que boa parte dos consumidores da Huawei migrou para sua "sucessora espiritual".

Apple sobe, Huawei desce

O sucesso da Apple na China também tem muito a ver com a Huawei. De acordo com uma análise feita pela própria Counterpoint Research, a companhia chinesa perdeu grande parte dos seus usuários de dispositivos premium nos últimos meses — padrão que também pode ser percebido pelos números, por conta de uma queda vertiginosa de 23% para 7% da fatia de mercado, em um decréscimo de 73% na quantidade de aparelhos montados.

"A linha iPhone 13 teve sucesso por conta do preço relativamente baixo em suas versões iniciais na China, enquanto a Huawei teve suas vendas diminuídas por conta de sanções impostas pelos Estados Unidos."

A Apple teve a liderança na China pela última vez em 2015, por conta do sucesso nas vendas do iPhone 6S, uma versão melhorada do já popular iPhone 6 de 2014. Outros recursos que podem explicar os resultados da atual linha iPhone 13 incluem novidades relacionadas ao software das câmeras, e popularização da conectividade 5G.

O mercado de celulares na China segue a tendência mundial de dificuldades causadas pela escassez de componentes, com uma queda de 9% em comparação com o último trimestre do ano passado. Além disso, analistas também afirmam que o ciclo de substituição de aparelhos está ficando mais longo entre os usuários, por conta da falta de diversidade entre os modelos — em outras palavras, as companhias não estão conseguindo trazer novos recursos que sejam atrativos o suficiente para convencer o consumidor a comprar o último modelo.

O próprio panorama do mercado chinês também explica as reduções, já que o país tem uma economia voltada para exportação, em detrimento do consumo interno. Por outro lado, a popularização dos celulares dobráveis pode dar um novo fôlego para várias marcas, mas os resultados só poderão ser comprovados nos próximos levantamentos.

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Fonte: Counterpoint Research