Publicidade

Apple divulga diretrizes de segurança após casos de perseguição com a AirTag

Por| Editado por Wallace Moté | 26 de Janeiro de 2022 às 11h03

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Tudo sobre Apple

Com o aumento no número de casos de pessoas que foram perseguidas por meio dos serviços de localização da AirTag, a Apple resolveu publicar em seu site um guia que mostra dicas para evitar esses inconvenientes. O documento de 56 páginas dá detalhes de como proceder em aspectos importantes como controle de quem pode acessar informações de posicionamento e identificação de atividades suspeitas, entre outros.

  • APPLE EM PROMOÇÃO | Compre os AirPods 2 em até 10x sem juros na Amazon
  • iPhone 13 Pro: concurso da Apple elegerá as melhores fotos macro

A seção referente à AirTag cita que as últimas versões do iOS enviam notificações com alertas caso o celular identifique que uma AirTag desconhecida esteja acompanhando os mesmos trajetos do usuário por um determinado período de tempo, não especificado — alguns relatos anteriores apontam que mensagens só foram mostradas após cinco horas de perseguição.

Continua após a publicidade
"Para desencorajar monitoramentos indesejados, o aplicativo Buscar envia notificações caso uma AirTag desconhecida ou outro acessório Buscar seja visto se movimentando com você ao longo do tempo, com a mensagem 'Item detectado próximo a você'"

Na sequência, o guia dá dicas do que deve ser feito caso um stalker seja identificado, como a ativação do recurso SOS de emergência que realiza chamadas diretas para serviços locais. Também é recomandada a configuração preventiva dos contatos que serão contactados nesses momentos, quando também é possível acionar um recurso que faz a AirTag emitir um som para que seja localizada de forma mais rápida.

O comunicado da Apple diz que as diretrizes serão atualizadas de forma frequente, e reforça que as instruções são relacionadas a dispositivos que trazem as últimas versões possíveis dos sistemas operacionais da marca — ou seja, o MacOS 12.1, iOS 15.2 e iPadOS 15.2.

O conteúdo ainda entrega informações que não são necessariamente relacionadas com as AirTags, como etapas para gerenciar ajustes do iCloud, atualização dos softwares da Apple, configurações do Face ID e Touch ID, bloqueio de chamadas indesejadas, entre outras.

Continua após a publicidade

Entenda os casos

Os fatos que podem ter motivado a divulgação desse guia trazem algumas características em comum. Em geral, pessoas mal-intencionadas colocam AirTags em locais escondidos — como bolsas, mochilas e até mesmo dentro de carros — para então segui-las por algumas horas.

Um dos últimos casos foi registrado em Nova Iorque, onde a modelo Brooks Nader foi seguida enquanto passeava por bares, mas só foi notificada enquanto voltava para casa. Relatos similares também já aconteceram em outras cidades dos Estados Unidos e no Canadá.

Continua após a publicidade

Além dos aparelhos móveis da Apple, também é possível identificar AirTags desconhecidas por meio do Tracker Detect, aplicativo para Android que foi disponibilizado pela própria marca no final do ano passado.

Fonte: Apple