Apple já mira em redes 6G em meio a complicações com modem 5G próprio
Por Victor Carvalho • Editado por Wallace Moté |

A Apple tem desenvolvido seu modem 5G proprietário para equipar modelos de iPhone e iPad com o objetivo de abandonar a parceria conturbada com a Qualcomm e atingir maior independência. Enquanto sua criação segue tumultuada, a empresa parece já trabalhar no 6G para garantir uma estreia suave em sua família de dispositivos.
- Modem 5G proprietário da Apple pode ser atrasado para 2026
- Apple quer criar seus próprios sensores de câmera para o iPhone
Segundo o jornalista Mark Gurman, do Bloomberg, a Apple tem contratado cada vez mais engenheiros envolvidos na rede 6G com uma listagem específica de um cargo na empresa:
"Como um Arquiteto de Plataforma Móvel, você vai direcionar e coordenar o desenho e a modelagem de uma arquitetura 6G de referência", afirma a descrição.
Um conjunto adequado de implementações de protótipos e modelos de arquitetura de referência precisa ser desenvolvido que permita a avaliação dos casos de uso e dos candidatos à tecnologia. Nessa função, você planejará, conduzirá e participará ativamente dessas atividades de modelagem e prototipagem. Você colaborará de forma multifuncional com equipes de pesquisa e desenvolvimento na proposta, planejamento e implementação de simulações e experimentos para avaliar candidatos à tecnologia 6G!
Modem 5G segue nos planos
Gurman afirma que a Apple está acelerando a finalização do modem 5G proprietário para evitar assinar um novo contrato de compra com a Qualcomm, sua principal rival.
O jornalista destaca que "modens são extremamente difíceis de desenvolver" e o componente necessita de testagem global para certificar o funcionamento em todos os países de atuação.
Por ser um componente essencial do smartphone, o modem 5G da Apple precisa atingir os níveis esperados de velocidade em todas as bandas internacionais.
Ainda de acordo com Gurman, é esperado que o modem da Apple ofereça maior controle sobre a tecnologia e benefícios financeiros como redução de custos, além de maior integração com o ecossistema da marca, mas não há expectativa relacionadas a um grande salto em desempenho, conforme visto com os chips Apple Silicon.
Mesmo com a antecipação, ainda deve demorar para vermos novidades da Maçã: enquanto o modem 5G da Apple deve estrear até o ano de 2026, a rede 6G deve começar a surgir apenas na década de 2030.
Fonte: Bloomberg