SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Qualcomm e Apple fecham acordo para uso de modem 5G no iPhone até 2026

Por| Editado por Wallace Moté | 11 de Setembro de 2023 às 14h41

Link copiado!

Apple
Apple
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm anunciou nesta segunda-feira (11) o fechamento de um acordo de exclusividade para uso de modem 5G em smartphones da Apple durante 2024, 2025 e 2026. Com isso, a estreia do aguardado modem 5G proprietário da Apple no iPhone não deve acontecer durante os próximos 3 anos, ficando apenas para modelos lançados de 2027 em diante — isso se um novo acordo não for firmado até lá.

Em nota a Qualcomm destaca que o acordo "reforça o histórico de liderança sustentada" da marca em tecnologias e produtos 5G, o que mantém a Apple em uma posição de grande dependência.

Continua após a publicidade

Há anos a Apple busca implementar no iPhone seu modem 5G proprietário para aumentar a autonomia da empresa e poder controlar passo a passo todo o processo de fabricação para maior integração com seus componentes de hardware e software, sendo este um dos grandes objetivos da compra da divisão de modems da Intel em meados de 2019.

A Apple é atualmente a maior cliente da Qualcomm. Com o novo acordo de 3 anos, a Qualcomm terá mais garantia para atrair outras empresas e evitar um forte impacto na perda da Apple como cliente.

É dito que a Qualcomm ainda fornecerá cerca de 20% dos modems para o lançamento de smartphones da Apple em 2026, o que indica que o primeiro modem desenvolvido pela Apple pode chegar com o iPhone 18 no mesmo ano.

Investimento bilionário para o futuro

Continua após a publicidade

Após a Apple ter processado a Qualcomm por práticas anticompetitivas em 2017, a Maçã adquiriu a divisão de modems da Intel em 2019 por US$ 1 bilhão para avançar no desenvolvimento de seus modems de conectividade 5G e reforçar o distanciamento da Qualcomm.

É esperado que o modem da Apple aposte em maior confiança de sinal para redes mais estáveis, seguras e velozes enquanto consome menos energia para maior duração de bateria em celulares.

De qualquer forma, mais detalhes a respeito do modem 5G da Apple devem surgir nos próximos meses conforme a empresa investe em mais pesquisa e desenvolvimento.

Fonte: Qualcomm