Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone 12 Pro Max vs. Galaxy Note 20 Ultra vs. Mi 10 Ultra: quais as diferenças?

Por| 16 de Outubro de 2020 às 15h40

Link copiado!

Canaltech
Canaltech

Entre os quatro iPhone 12 lançados nesta semana, o iPhone 12 Pro Max é o modelo mais caro e que oferece a mais alta experiência para quem procura um celular da Apple para criar conteúdos. Para isso, ele traz tela e câmeras de melhor qualidade, desempenho exemplar, design e construção mais robustos.

No entanto, esse segmento premium com foco em criadores de conteúdo ou profissionais já tem grandes nomes de peso no mercado, caso do Xiaomi Mi 10 Ultra, smartphone com a melhor câmera do mundo, segundo análise do DxO Mark, e do Samsung Galaxy Note 20 Ultra, uma das melhores opções para produtividade.

Decidimos colocar o carro-chefe de cada fabricante lado a lado para que você entenda suas principais vantagens e desvantagens antes de decidir sua próxima compra.

Continua após a publicidade

Construção e design

Os três smartphones possuem visuais bem diferentes, mas que mostram muito de cada marca. Começando pela aposta da Apple, o iPhone 12 Pro Max manteve o tradicional design do iPhone 11 Pro Max, com o módulo de câmeras no estilo “peça de dominó” e o polêmico notch para câmera frontal e sensores.

A moldura de aço inoxidável e traseira de vidro texturizado também permanecem, mas com uma novidade: a tela protegida com a nova tecnologia Ceramic Shield, que segundo a empresa é a solução para celular mais resistente do mundo.

Continua após a publicidade

Tanto o Galaxy Note 20 Ultra quanto o Mi 10 Ultra parecem mais atuais quando comparados com o aparelho da Apple, muito disso graças à retirada do notch e o uso de um furo na tela para a câmera frontal — na prática, isso aumenta o aproveitamento frontal do dispositivo sem comprometer o seu tamanho.

Na parte traseira, os smartphones de Samsung e Xiaomi contam com um conjunto de câmeras bastante robusto, o que já indica o principal foco de cada um: fotografia. Na teoria, o Mi 10 Ultra é o mais “frágil” dos três, já que é protegido pelo vidro Gorilla Glass 6, contra o Victus do Note 20 Ultra. No entanto, sabemos que tudo se trata de vidro, então não arrisque jogá-los no chão.

Continua após a publicidade

Quando o assunto é proteção contra água e poeira, somente o iPhone 12 Pro Max e o Galaxy Note 20 Ultra contam com certificação IP68, embora o aparelho da Apple aguente uma profundidade de até seis metros por até 30 minutos, enquanto o smartphone da Samsung, apenas 1,5 m por até 30 minutos.

Qual é o smartphone mais bonito? Depende do que você procura: se gosta dos smartphones da Apple e não liga para o notch mais avantajado, o iPhone 12 Pro Max é o melhor que ela pode oferecer; por outro lado, se aproveitamento de tela e visual mais robusto forem uma prioridade, tanto o Mi 10 Ultra quanto o Galaxy Note 20 Ultra são opções ideais.

Tela

  • iPhone 12 Pro Max: 6,7 polegadas, OLED, 60 Hz;
  • Samsung Galaxy Note 20 Ultra: 6,9 polegadas, Dynamic AMOLED 2X, 120 Hz
  • Xiaomi Mi 10 Ultra: 6,67 polegadas, OLED, 120 Hz.
Continua após a publicidade

A versão mais potente do iPhone 12 também é a maior da nova geração: são 6,7 polegadas com resolução de 2.778 x 1.284 pixels e painel OLED. Infelizmente, o Novo iPhone não conta com taxa de atualização mais alta, mas traz suporte a HDR, True Tone, alcança até 1.200 nits de brilho e possui revestimento resistente a impressões digitais e oleosidade.

Seus rivais Android, por outro lado, se destacam pela tela com taxa de atualização de 120 Hz, ou seja, eles atualizam os conteúdos reproduzidos duas vezes mais rápido que o iPhone 12, resultando em animações mais fluidas.

O Galaxy Note 20 Ultra é o maior entre os três aparelhos, com 6,9 polegadas e resolução Quad HD+, o que traz duas vezes mais definição nas imagens quando comparado com o Full HD+ do Mi 10 Ultra.

Continua após a publicidade

Além disso, o smartphone da Samsung é equipado com a tecnologia Dynamic AMOLED 2X, que oferece mais brilho e cores mais vivas em relação ao AMOLED tradicional — não é à toa que o Note 20 Ultra tem uma das melhores telas do mercado.

Câmeras

  • iPhone 12 Pro Max: principal de 12 MP + ultra grande-angular de 12 MP + telefoto de 12 MP + sensor LiDAR frontal de 12 MP
  • Samsung Galaxy Note 20 Ultra: principal de 108 MP + ultra grande-angular de 12 MP + telefoto de 12 MP + frontal de 10 MP;
  • Xiaomi Mi 10 Ultra: principal de 48 MP + telefoto de 48 MP + ultra grande-angular de 20 MP + retrato de 12 MP + frontal de 20 MP.

Quantidade não significa qualidade. A Apple sabe disso e manteve as três câmeras de 12 MP cada da geração passada no iPhone 12 Pro Max, mas adicionou algumas novidades.

Continua após a publicidade

O sensor principal é 47% maior que o presente no iPhone 11, prometendo melhorar fotos em ambientes com baixai luminosidade. Já a lente telefoto oferece zoom óptico de 2,5x. Ele também é capaz de gravar vídeos em 10 bits com resolução 4K e Dolby Vision a 60 quadros por segundo (fps).

Uma grande adição no conjunto de câmeras do iPhone 12 Pro Max é o sensor LiDAR (sigla em inglês para detecção e alcance da luz). Resumidamente, ela é uma tecnologia usada no iPad Pro similar ao Time of Flight (TOF 3D), que funciona tanto para ajudar na captura de fotos e vídeos com efeito Bokeh como no uso da realidade aumentada.

Continua após a publicidade

Melhor smartphone para fotografias do mundo segundo o site especializado DxO Mark, o Mi 10 Ultra conta com quatro câmeras na traseira, sendo uma principal de 48 MP, uma telefoto de 48 MP e uma ultra grande-angular de 20 MP.

De acordo com a análise, o desempenho noturno do celular é um dos destaques, além do modo retrato e o zoom de até 120x. Ele também é capaz de gravar vídeos em até 8K a 24 quadros por segundo, mas também faz gravações em resolução 4K a 60 fps.

Na teoria, o Galaxy Note 20 Ultra seria o melhor smartphone para fotos dos três, mas não é bem assim — segundo o site DxO Mark, o celular da Samsung é somente o décimo lugar no ranking global de melhor câmera mobile. Ele conta com um sensor principal de 108 MP que grava em até 8K a 24 quadros por segundo, além de um sensor telefoto com zoom óptico de 5x e um sensor de autofoco a laser.

Continua após a publicidade

Entre as características em comum dos três aparelhos está a estabilização óptica de imagem, suporte ao padrão HDR e os modos retrato e noturno. O Mi 10 Ultra traz algumas novidades feitas por software, como a possibilidade de fotografar a lua, além de adicionar efeitos profissionais antes de tirar a foto.

Processador e memória

  • iPhone 12 Pro Max: Apple A14 Bionic 5G
  • Samsung Galaxy Note 20 Ultra:Qualcomm Snapdragon 865+ 5G
  • Xiaomi Mi 10 Ultra: Qualcomm Snapdragon 865 5G
Continua após a publicidade

Antes de começa a falar sobre o desempenho dos smartphones, vale adiantar que eles são o que há de melhor disponível no mercado e, apesar de haver diferenças aqui e ali, na prática a experiência não deve ser muito diferente.

O iPhone 12 Pro Max é o primeiro smartphone do mundo equipado com um chip de 5 nanômetros, no caso o Apple A14 Bionic, enquanto o Galaxy Note 20 Ultra e o Mi 10 Ultra contam com as plataformas Snapdragon 865+ e 865, respectivamente.

Em testes de benchmark, o chip da Maça supera os concorrentes, mas, como comentamos acima, diferença não deve ser tão sentida na prática, já que os três entregam excelência em tarefas de inteligência artificial, aplicativos e jogos pesados. Um destaque dos três aparelhos é o suporte a redes 5G nas regiões que suportam a tecnologia.

Continua após a publicidade

Em relação às opções de memória RAM e armazenamento, a aposta da Apple traz 6 GB de RAM, enquanto os rivais chegam a até 12 GB de RAM. Apesar de ser teoricamente inferior, o iPhone 12 Pro Max tem um sistema operacional muito mais otimizado do que o Android, fazendo com que os números sejam insignificantes.

Bateria

  • iPhone 12 Pro Max: aproximadamente 3.687 mAh;
  • Samsung Galaxy Note 20 Ultra: 4.500 mAh;
  • Xiaomi Mi 10 Ultra: 4.500 mAh

A Apple não costuma divulgar a capacidade exata de seus lançamentos, mas a mídia especializada já vem tentando decifrá-la com base nos próprios dados da empresa. Ao que parece, a bateria do iPhone 12 Pro Max teve uma redução de tamanho em comparação com a geração anterior, indo de 3.969 mAh para 3.687 mAh. Importante mencionar que a diferença não deve fazer tanta diferença, uma vez que o chipset do novo iPhone é projetado para consumir menos energia.

Tanto o Mi 10 Ultra quanto o Galaxy Note 20 Ultra contam com 4.500 mAh de bateria cada, o que faz sentido devido à tela de 120 Hz e a gravação em 8K. Ainda é muito cedo para definir qual dos três possui a melhor autonomia de bateria, mas o celular da Apple traz um processador mais otimizado e recursos que teoricamente gastam menos energia.

Recursos extras

Como já mencionamos mais acima, os três celulares contam com suporte a redes 5G, mas a certificação IP68 para proteção contra água e poeira está presente somente no iPhone 12 Pro Max e Galaxy Note 20 Ultra. Com relação ao desbloqueio do aparelho, a Apple continua apostando no Face ID, enquanto os outros dois já trazem um leitor de digitais sob a tela.

Os três celulares também possuem suporte para pagamentos por aproximação, além de Wi-Fi 6 e promessa de recursos de carregamento bem rápidos. Aqui, vale destacar o suporte a carregamento de 120 W do Mi 10 Ultra, quase seis vezes mais rápido que os 25 W do Galaxy Note 20 Ultra. A Apple informou que o iPhone 12 Pro Max suporta recarga de 20 W ou superior, embora não tenha dado um número exato.

O smartphone da Xiaomi suporta carregamento sem fio de 50 W, enquanto Note 20 Ultra e o iPhone 12 Pro Max suportam apenas 15 W. Os dois modelos Android também têm suporte a recarga reversa, ou seja, eles conseguem recarregar outros dispositivos compatíveis com a tecnologia usando suas próprias baterias.

Se você é um criador de conteúdo, gosta de desenhar ou simplesmente trabalhar pelo smartphone, o Galaxy Note 20 Ultra pode ser uma escolha ideal graças á caneta S Pen, que nesta nova geração está mais inteligente e precisa.

Qual vale a pena?

O iPhone 12 Pro Max é a maior criação da Apple atualmente e isso fica muito claro em todos os recursos e novidades que o smartphone trouxe. 5G, processador mais rápido, câmeras aprimoradas, sistema iOS 14 e o famoso "visual Apple", tudo em um só pacote. No entanto, tudo isso tem um preço — e não é barato: a partir de US$ 1.099 (pouco mais de R$ 6 mil em conversão direta).

O Mi 10 Ultra, por sua vez, tem os melhores recursos de câmera do mercado mobile e deve agradar profissionais de fotografia e criadores de conteúdo, sem contar com desempenho veloz graças ao chipset Snapdragon 865. Surpreendentemente, seu preço é cerca de 50% mais barato que o iPhone 12 Pro Max, saindo a partir de 5.299 iuanes (R$ 4,4 mil).

Mais caro entre os três, o Galaxy Note 20 Ultra se destaca pela tela de excelente qualidade e pelo design refinado, mas ao mesmo tempo robusto. No entanto, a menos que você tire muito proveito da caneta S Pen, não vale a pena desembolsar US$ 1.299 (R$ 7,3 mil) por ele, ainda mais considerando que o Mi 10 Ultra é vendido quase pela metade do preço. No Brasil, o smartphone da Samsung pode ser encontrado por R$ 7 mil, o que ainda é um valor muito alto.

Se você procura o melhor dos melhores, o Mi 10 Ultra da Xiaomi pode ser a escolha mais acertada por uma série de fatores: além de ser considerado o rei da fotografia mobile, a edição comemorativa dos 10 anos da marca traz as mais recentes tecnologias de carregamento, desempenho exemplar, 5G e um design muito elegante. O "fatality" do Mi 10 Ultra nos concorrentes é o seu excelente custo-benefício.

iPhone 12 Pro Max vs. Galaxy Note 20 Ultra vs. Mi 10 Ultra: ficha técnica

iPhone 12 Pro MaxGalaxy Note 20 UltraMi 10 Ultra
Tela6,67'', OLED, 60 Hz6,9'', Dynamic AMOLED 2X, Quad HD+, 120 Hz6,67'', OLED, Full HD+, 120 Hz
ChipsetApple A14 BionicQualcomm Snapdragon 865+Qualcomm Snapdragon 865
RAM6 GB8 GB ou 12 GB8 GB, 12 GB, 18 GB
ROM128 GB, 256 GB, 512 GB128 GB, 256 GB, 512 GB128 GB, 256 GB, 512 GB
Câmera traseira12 MP (principal) + 12 MP (ultra grande-angular) + 12 MP (telefoto)108 MP (principal) + 12 MP (ultra grande-angular) + 12 MP (telefoto) + foco a laser48 MP (principal) + 48 MP (telefoto) + 20 MP (ultra grande-angular) + 12 MP (retrato)
Câmera frontal12 MP10 MP20 MP
Baterian/a4.500 mAh4.500 mAh
Extras5G, Bluetooth 5.0, Face ID, suporte para WiFi 6, NFCIP68, S-Pen, NFC, leitor de digitais na tela, Bluetooth 5.0NFC, Wi-Fi 6, infravermelho, alto-falantes estéreo, leitor de digitais sob a tela
SOiOS 14Android 10Android 10