iPhone 15 com chip A17 deve estrear modem 5G proprietário da Apple

iPhone 15 com chip A17 deve estrear modem 5G proprietário da Apple

Por Victor Carvalho | Editado por Wallace Moté | 18 de Novembro de 2021 às 11h00
Apple

Está cada vez mais óbvio que a estratégia da Apple é não depender de outras marcas. Após realizar a maior mudança dos últimos anos deixando de utilizar chips Intel para projetar seus próprios processadores baseados em ARM, o próximo passo será não depender da Qualcomm para levar 5G aos seus dispositivos. E isso deve acontecer muito em breve.

Fontes afirmaram ao DigiTimes que 2022 pode marcar o último ano em que a Qualcomm deve fornecer modens 5G para a Apple, com um modelo desenhado pela própria Apple sendo lançado no ano seguinte, em 2023.

Apple pode se tornar independente com modem próprio para 5G (Foto: James Yarema/Unsplash)

Caso a empresa mantenha a nomenclatura de seus processadores até lá, o chip A17 Bionic deve estrear com modem 5G separado do SoC (System on a Chip, conjunto de módulos que inclui processador, GPU e outros elementos).

Tal solução diverge daquilo que todas as competidoras apostam atualmente, que é integrar o 5G dentro do módulo do processador para economizar ainda mais espaço.

Futuro A17 Bionic de 2023 não deve incluir modem 5G integrado (Imagem: Reprodução/Apple)

Recentemente a Qualcomm revelou que espera fornecer apenas 20% dos modens 5G para a Apple em 2023, reforçando os planos da marca de se tornar mais independente também neste segmento.

Ainda é desconhecido qual será o destino destes modens 5G da Qualcomm e onde a Apple deve aplicá-los, talvez em modelos mais baratos de iPhone e iPad.

De toda forma, ainda mais detalhes devem surgir nos próximos anos para esclarecer os planos e as futuras estratégias da Apple.

Fonte: Digitimes

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.