Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Telas grandes e Android 11 dominam preferência de usuários Android

Por| Editado por Wallace Moté | 11 de Outubro de 2021 às 10h05

Link copiado!

Google
Google

Passado o terceiro trimestre do ano, a ferramenta de benchmark AnTuTu revela dados interessantes a respeito das preferências de usuários Android neste período, destacando características predominantes em celulares que passaram em testes de benchmark na plataforma.

A empresa destaca que os dados analisados foram obtidos por usuários do AnTuTu e não representa o mercado total de smartphones Android, e que no momento tais características estão praticamente definidas para o ano de 2021, uma vez que os próximos lançamentos do último trimestre não devem ser suficientes para indicar grandes mudanças no padrão de comportamento.

Telas grandes predominam

Continua após a publicidade

Logo em destaque vemos a "distribuição de tamanhos de tela" em smartphones neste terceiro trimestre, e grandes painéis dominam o segmento de celulares Android: quase 30% dos usuários do AnTuTu utilizam celulares com tela de 6,7 polegadas, enquanto 15,2% utilizam tela de 6,5", 14,5% utilizam smartphones com 6,4" e 14% utilizam painel de 6,6".

Uma pequena parcela prefere smartphones com tela de 6,8 polegadas: apenas 4,8% dos usuários. Já os painéis mais compactos, como 6,3" ocupam apenas 5,5% do mercado.

Resolução Full HD (1080p) é a mais adotada

Continua após a publicidade

O motivo pela predominância de telas grandes é relativamente simples: empresas têm apostado em telas maiores para oferecer mais bateria e câmeras melhores, algo que nem sempre pode ser feito em celulares muito compactos que possuem pouco espaço interno para ser trabalhado.

Os dados obtidos pelo AnTuTu também destacam que a enorme parcela dos smartphones Androids já adotam telas de resolução Full HD, algumas em diferente proporção, mas ainda no espectro do Full HD (1080p). Enquanto isso, resolução 2K se tornam menos predominante, e telas 4K são ainda mais difíceis de encontrar.

Taxas de atualização precisam se popularizar

Continua após a publicidade

Outro destaque também fica para a taxa de atualização, que permite que usuários possam ter uma experiência mais fluida e responsiva. Quase 60% dos celulares Android ainda adotam o padrão tradicional de 60 Hz, com 27,9% dos usuários já utilizando tela de 120 Hz e 10,2% com tela de 90 Hz.

Taxas mais elevadas são ainda mais difíceis de encontrar entre usuários: apenas 2,7% contam com celular com painel de 144 Hz, enquanto míseros 0,3% possuem smartphone com tela de 165 Hz.

Qualcomm, MediaTek e Samsung dominam processadores globais

Continua após a publicidade

Também podemos ver a distribuição de marcas de processadores, com a Qualcomm dominando o mercado com participação de 62,9% graças aos seus chipsets da linha Snapdragon. A MediaTek ocupa o segundo lugar com 16,8%, deixando a Samsung em terceira com 9,1% de participação e Huawei HiSilicon em quarto lugar com 6,9%. Vale lembrar que os chips da Samsung são usados quase que exclusivamente em seus próprios aparelhos, mostrando a força da marca no mercado.

Em relação às memórias, os dados do AnTuTu destacam a maior popularidade de 6 GB, 8 GB e 4 GB de RAM, com 128 GB, 256 GB e 64 GB de armazenamento em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Por fim, vemos que usuários do AnTuTu também se destacam por utilizarem a última versão do Android em seus dispositivos. Mais de 70% já estão no Android 11, enquanto apenas 21,9% ainda utilizam o Android 10 e menos de 20% ficam em versões anteriores do sistema operacional.

Continua após a publicidade

Fonte: Antutu