RIM passa a se chamar Blackberry e anuncia aparelhos com a versão 10

Por Redação | 30 de Janeiro de 2013 às 16h01

A RIM (Research In Motion) tem lutado para continuar competitiva no mercado, principalmente, na briga com as gigantes da tecnologia Apple e Samsung. Em uma tentativa de recuperar parcela de mercado, a empresa apresentou nesta quarta-feira (30) o seu mais novo sistema operacional, o BlackBerry 10, e dois novos modelos de celulares durante um evento na cidade de Nova York, Estados Unidos.

O lançamento mundial, observado de perto por analistas e investidores, busca reverter o cenário em que a empresa se encontra no mercado móvel - a RIM teve queda de 36,4% em sua participação no mercado móvel em 2012, segundo dados da IDC. E como parte das novidades, a companhia anunciou que, a partir de hoje, não se chama mais RIM, e sim BlackBerry.

"Nossos clientes usam o BlackBerry, nossos funcionários trabalham para o BlackBerry, e os acionistas são proprietários da BlackBerry. E a partir de hoje, nós somos BlackBerry para o mundo todo", afirmou Thorsten Heins, CEO da empresa. "Há dois anos, nós tivemos que tomar uma decisão muito séria: adotar uma plataforma de terceiros ou criar algo novo. Nós escolhemos o caminho mais longo: irmos sozinhos".

Assim como indicavam as imagens e rumores que circularam na internet nos últimos meses, o BlackBerry 10 é um sistema robusto, que permite que os usuários acessem até oito aplicações ao mesmo tempo e o BlackBerry Hub, uma central multimídia, permite que os usuários acessem e-mails, redes sociais, BlackBerry Messenger e outros perfis do usuário a partir de qualquer aplicativo e com apenas um deslizar de dedos. A empresa também promete um navegador baseado em HTML 5 que roda Flash e uma nova loja de aplicativos móveis, a BlackBerry World, que conta com 70 mil aplicativos e traz catálogo de músicas, filmes e séries de televisão.

A empresa também apresentou os primeiros modelos de smartphones BlackBerry equipados com o BB10 - rumores afirmam que a RIM estaria interessada em licenciar sua plataforma móvel para outras produtoras de hardware. O BlackBerry Z10 é um smartphone com display touchscreen de 4,2 polegadas e deverá estar disponível nas cores preta e branca, enquanto o Q10 é equipado com teclado QWERTY e tela quadrada de 3,1 polegadas. Estima-se que os aparelhos devem ter suporte para a tecnologia LTE e especificações técnicas similares ao iPhone 5 e ao Samsung Galaxy S III.

Por enquanto, a BlackBerry não informou a data do lançamento comercial dos novos smartphones BB10 e nem seu possível valor.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.