Publicidade

5 celulares Samsung do ano passado que ainda valem a pena comprar em 2025

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Victor Lenze/Canaltech
Victor Lenze/Canaltech

A Samsung já lançou seus principais celulares de 2025, incluindo os tops de linha Galaxy S e os intermediários Galaxy A. Mesmo assim, ainda existem algumas opções do ano passado que entregarão experiências satisfatórias, por algumas centenas de reais a menos em comparação com os smartphones mais atualizados.

Veja abaixo cinco opções de celulares Samsung de 2024 que ainda valem a pena:

  1. Galaxy S24 Plus;
  2. Galaxy S24 FE;
  3. Galaxy M55;
  4. Galaxy A16 5G;
  5. Galaxy A06.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

1. Galaxy S24 Plus

Por fazer parte da linha mais avançada de celulares da Samsung para 2024, o Galaxy S24 Plus ainda está apto a rodar praticamente qualquer aplicativo da Google Play Store. Normalmente, o aparelho aparece custando R$ 1.000 a menos em relação ao seu sucessor direto, e as evoluções não foram tão grandes de um ano para o outro.

Assim como o nome sugere, o smartphone é voltado para quem faz questão de ter uma tela grande, com tamanho de 6,7 polegadas. Ele já traz os recursos de inteligência artificial da Samsung, por meio do Galaxy AI, com suporte para geração de texto nativa e edição avançada de fotos, por exemplo.

Continua após a publicidade

Outro diferencial dos modelos Plus é a capacidade de bateria, que chega a 4.900 mAh e supera o S24 padrão. Com sete anos de atualizações do Android a partir do lançamento, ele também é uma ótima opção em termos de longevidade.

2. Galaxy S24 FE

Continua após a publicidade

A linha FE costuma aparecer entre os celulares mais populares da marca, e não é diferente com o modelo de 2024. Afinal, ele se destaca por trazer algumas das características da linha S24 principal, mas a preços mais acessíveis.

Quando passou pela análise do Canaltech, o Galaxy S24 FE se destacou por mostrar um desempenho topo de linha, o que se mantém para os padrões de 2025.

Além disso, o dispositivo ainda tem um conjunto de câmeras bastante competente, com um sensor principal de 50 MP e alta qualidade no processamento das fotos.

Continua após a publicidade

Visto que o Galaxy S25 FE é especulado com o mesmo chip Exynos 2400e do S24 FE, não são esperadas evoluções tão grandes de um ano para o outro. Por isso, vale a pena ficar de olho ao longo dos próximos meses, pois promoções atraentes podem tornar o modelo de 2024 imbatível.

3. Galaxy M55

Para quem procura um celular mais próximo do segmento intermediário, vale a pena procurar por algumas ofertas do Galaxy M55. Afinal, o dispositivo entrega uma experiência bastante equilibrada, e por preços ainda consideravelmente mais baixos que os vistos na linha Galaxy A56, por exemplo.

Continua após a publicidade

Um dos diferenciais do aparelho é o suporte para recargas rápidas de 45 W, mesma potência vista nos Galaxy S mais avançados da Samsung na atualidade. Sua bateria de 5.000 mAh apresentou uma autonomia considerada razoável quando o aparelho passou pela análise do Canaltech.

Nos meses posteriores ao lançamento do Galaxy M55, o dispositivo apresentou alguns problemas de otimização das câmeras, o que pode ter afugentado uma parcela da base de consumidores. Mais de um ano depois, atualizações de software tendem a trazer o aparelho para um padrão mais próximo do que é esperado de um Samsung intermediário.

Continua após a publicidade

4. Galaxy A16 5G

Embora alguns aparelhos da Samsung terminados em “6” tenham sido lançados em 2025, o A16 5G chegou no final do ano passado.

Ele representa uma opção bastante viável para quem deseja um modelo intermediário de entrada, com performance suficiente para tarefas do dia a dia e uma experiência geral sólida.

Continua após a publicidade

Uma característica “matadora” para quem pensa em comprar o celular e mantê-lo por muito tempo é a política de seis anos de atualizações do Galaxy A16.

Trata-se de uma vantagem sem precedentes para aparelhos dessa faixa de preço, e se aproxima até dos Galaxy S topos de linha nesse quesito.

No mais, o dispositivo tem uma ficha técnica focada para entregar solidez em todos os aspectos, “sem penduricalhos”. Isso inclui uma câmera principal de 50 MP, bateria de 5.000 mAh e tela AMOLED de 6,7 polegadas, além da resistência IP54 que o protege contra danos por respingos d’água. Custo-benefício na veia.

Continua após a publicidade

5. Galaxy A06

Entre as opções mais baratas da Samsung está o Galaxy A06, outro modelo de final “6” lançado em 2024. Neste caso, o foco é oferecer uma experiência mais básica, ainda que confiável, e cobrando o mínimo possível por isso.

Portanto, o smartphone tem um conjunto de desempenho voltado para as tarefas simples do dia a dia, o que o torna apto para funcionar como um segundo dispositivo ou “celular do Pix”, por exemplo.

Claro, ele também funcionará muito bem como celular primário, desde que não existam ambições de rodar jogos muito pesados, por exemplo.

Continua após a publicidade

A linha Galaxy A06 também conta com um modelo 5G, que tecnicamente não se encaixa na lista por ter sido lançado em 2025. Contudo, ele é uma opção ainda mais viável para quem quer se manter atualizado em termos de conectividade móvel, e usufruir das melhores velocidades de internet.

Leia mais no Canaltech:

Continua após a publicidade

Veja as principais diferenças entre o Galaxy S25 e o S25 Plus: