Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Xógum | Qual história a série vai contar na segunda temporada?

Por| Editado por Durval Ramos | 14 de Maio de 2024 às 10h21

Link copiado!

Divulgação/FX Networks
Divulgação/FX Networks

Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, uma das minisséries mais elogiadas de 2024, chegou ao seu fim adaptando todo o livro do autor James Clavell. Só que o anúncio de que o protagonista e produtor da série, Hiroyuki Sanada (John Wick 4: Baba Yaga), assinou contrato para mais uma temporada, fez todo mundo se perguntar que história ele poderia contar.

Em seus 10 episódios, Xógum adapta o livro de Clavell, que conta a história de Yoshi Toranaga, um dos cinco regentes que cuidam do Japão enquanto o herdeiro do imperador ainda é menor de idade. Assim como o livro, a história tem um começo, meio e fim, não deixando muitas brechas para uma nova temporada, que de acordo com o site Deadline Hollywood, pode trazer Sanada de volta ao papel de Toranaga, mas ainda está em processo de fechar contrato com outras figuras importantes para o projeto sair do papel.

Continua após a publicidade

Existem mais livros para adaptar?

Os responsáveis pela adaptação, Justin Marks (Top Gun: Maverick) e Rachel Kondo, deram uma entrevista ao The Hollywood Reporter após a exibição do episódio final de Xógum e foram questionados sobre a possibilidade de uma segunda temporada.

Marks disse que não sabe muito bem se valeria a pena voltar para uma segunda temporada, pois contaram a história do livro e deixaram os espectadores e leitores em pé de igualdade. Porém, se existisse uma história para contar, não seria contra a ideia, desde que ela fosse bem planejada.

Quando James Clavell lançou Xógum, em 1975, o livro já era o terceiro da chamada Saga Asiática, em que cada história se passa em diferentes países asiáticos, com ligações bastante superficiais entre si.

Apesar de ser o terceiro livro de seis, Xógum é considerado o primeiro da saga cronologicamente, se passando no Japão feudal, em 1600. A ordem correta é a seguinte:

  • Xógum (Japão, em 1600)
  • Tai-Pan (Hong Kong, em 1841)
  • Gai-Jin (Japão, em 1862)
  • King Rat (Singapura, em 1945)
  • Casa Nobre (Hong Kong, em 1963)
  • Turbilhão (Irã, em 1979).

Caso Marks e Kondo forem atrás dos livros de Clavell, a obra que poderia se encaixar melhor no retorno de Hiroyuki Sanada seria Gai-Jin, mas ela se passa mais de 200 anos depois e, até o momento, tudo indica que o ator deve retornar com o papel que interpretou na primeira temporada.

Continua após a publicidade

Em entrevista à Vanity Fair, o ator comentou que o último episódio traz o final do livro e, se for para continuar, as coisas precisariam ser totalmente originais. Porém, Sanada revela que existe uma inspiração clara para continuar. “O estilo de Xógum deixa claro saber o que aconteceu na vida real e podemos criar uma história original baseada nisso”, disse o ator.

Sobre o que a segunda temporada poderia se tratar?

Considerando o retorno de Sanada ao papel de Yoshi Toranaga, é possível continuar a trama se inspirando na história da figura histórica que serviu como base para Clavell criar o personagem.Tokugawa Ieyasu foi o primeiro xogum do período do Xogunato Tokugawa no Japão, que durou de 1603 até a Restauração Meiji, em 1868.

Continua após a publicidade

Tokugawa ficou no poder até a sua morte, em 1616, o que poderia ser mostrado na série, porém com Toranaga no seu lugar. Uma história interessante que poderia ser adaptada e que aconteceu nesse período envolve Miyamoto Musashi, lendário samurai criador do estilo de luta chamado Niten Ichi-Ryu e autor do Livro dos Cinco Anéis.

Musashi participou da Batalha de Sekigahara, que consolidou o poder de Tokugawa no Japão, sumindo por vários anos até ressurgir em Kyoto, aproximadamente em 1605, após viajar pelo Japão se aperfeiçoando através de várias lutas.

Ter a história de Toranaga e Musashi na próxima temporada daria motivo para de fato continuar a trama do seriado, que terminou tão bem com seus 10 episódios.

Continua após a publicidade

Xógum: A Gloriosa Saga do Japão está disponível no Disney+.