The Mandalorian | Por que o bebê Yoda voltou?
Por Durval Ramos • Editado por Jones Oliveira |
Quem foi direto da segunda para a terceira temporada de The Mandalorian deve ter se surpreendido com o retorno de Grogu, o nosso amado bebê Yoda. Da última vez que o vimos, o mascote da série tinha se despedido de Din Djarin (Pedro Pascal) para seguir com seu treinamento com Luke Skywalker (Mark Hamill). No entanto, o primeiro episódio já mostrou a criaturinha novamente ao lado do seu pai mascarado.
- Prévia The Mandalorian | Série retorna com pé direito apostando na simplicidade
- The Mandalorian | Relembre o que aconteceu antes de assistir à temporada 3
E se você ficou com a sensação de que está faltando algum pedaço da história, está certo. Há uma lacuna entre as duas temporadas que é preenchida em outra série, O Livro de Boba Fett, que tem alguns episódios protagonizados pelo personagem de Pedro Pascal e que funcionam como uma espécie de The Mandalorian 2,5.
O problema é que nem todo mundo viu o seriado de Boba Fett e isso cria um buraco na história que vem deixando muita gente perdida. A recapitulação feita no início da terceira temporada até tenta compensar isso, mas não responde a todas as perguntas e a impressão de que algo está faltando permanece.
Assim, se você quer saber o que aconteceu e não tem tempo (ou paciência) para ver outra série, a gente te conta tudo.
- Assine a Disney+ aqui e assista a títulos famosos da Marvel, Star Wars e Pixar quando e onde quiser!
Como Grogu e o mandaloriano voltaram?
Antes de detalharmos o que aconteceu nesse meio tempo, vale destacar uma coisa: embora O Livro de Boba Fett seja bem ruinzinha, os dois episódios dedicados a continuar a história de The Mandalorian valem muito a pena. Então, fica a recomendação para você assistir aos capítulos 5 e 6.
Como dito, a última vez que vimos o bebê Yoda foi na sua emocionante despedida a Din Djarin enquanto ia embora com Luke para treinar seus poderes Jedi. E, o que a série de Boba Fett mostra é que o personagem de Pedro Pascal é realmente um pai babão, daqueles que não deixa o filho sozinho na escola sem ficar olhando tudo pela janela.
Para isso, ele procura a Armeira (Emily Swallow) para que ela faça uma cota de malha de beskar — o metal mandaloriano — para a criaturinha verde. Em posse da vestimenta, vai até o planeta em que Luke está treinando Grogu.
É nesse ponto que Din Djarin é confrontado de verdade com o risco da separação de seu filho. Ahsoka Tano (Rosario Dawson) explica que ele não pode ver o bebê Yoda, pois a criança também sente falta do pai e o reencontro iria atrapalhar todo seu treinamento. Pior, poderia abalar a própria Força existente no pequeno, o que a gente sabe muito bem que é a porta de entrada para o Lado Sombrio.
Assim, o pai frustrado apenas entrega o presente e pede para que seja entregue ao bebê — e é quando o próprio Grogu é confrontado com essa decisão.
Ainda que tenha apresentado um certo progresso em suas habilidades, a criança ainda segue abalada pela saudade do pai e Luke faz a proposta final. Ao mostrar o presente deixado por Din Djarin, o herói da saga Star Wars pede para que o pequeno Yoda escolha entre seguir no caminho dos Jedi sob o risco de nunca mais ver o mandaloriano ou voltar para casa e jamais ter controle completo sobre seus poderes.
Como você bem deve ter imaginado, Grogu opta por voltar para casa e o reencontro acontece no meio de uma grande batalha em Tatooine. A partir disso, a trama nos leva para o que vimos em The Mandalorian, pai e filho viajando pela galáxia para resolver o novo problema de Din Djarin: o seu exílio.
O mandaloriano apóstata
Esse interlúdio em O Livro de Boba Fett também apresenta aquela que vai ser a temática central de The Mandalorian: a jornada de Din Djarin para se redimir.
Isso é mostrado já na recapitulação feita no primeiro episódio, dizendo que o protagonista não é mais um mandaloriano por ter tirado sua máscara. Contudo, a cena completa dá um contexto bem mais amplo de tudo.
No episódio 5 de O Livro de Boba Fett, a Armeira faz um curso intensivo do papel dos mandalorianos no universo Star Wars. Ela explica quem é Bo-Katan (Katee Sackhoff) e por que ela é importante, revelando que ela é uma nobre do planeta Mandalore e uma das responsáveis por afastar o povo do Caminho que o grupo acredita.
Além disso, ela conta o que aconteceu com o planeta. É nessa cena que vemos a destruição de Mandalore pelas mãos do Império na Noite das Mil Lágrimas e que alguns poucos sobreviveram por não estar no local — como é o caso dos Filhos do Olho, a seita da qual faz parte, que estava isolada na lua de Concórdia.
Assim, a Armeira completa que a expulsão de Din Djarin jamais poderá ser redimida, pois a única forma de conseguir o perdão por tirar a máscara seria mergulhando nas Água Vivas das Minas de Mandalore e, como tudo foi destruído e o planeta se tornou venenoso, a transgressão do protagonista não poderá ser desculpada — algo que o herói vai provar estar errado.
E é aí que a terceira temporada de The Mandalorian começa. O primeiro episódio já está disponível no Disney+.