The Mandalorian | Relembre o que aconteceu antes de assistir a temporada 3
Por Durval Ramos • Editado por Jones Oliveira |
A terceira temporada de The Mandalorian chega no próximo dia 1º de março depois de uma espera de mais de dois anos desde o último episódio. Por isso, tão grande quanto a expectativa para reencontrar Din Djarin (Pedro Pascal) e Grogu são também as dúvidas e os buracos de memória de boa parte dos fãs.
- Quando estreia a temporada 3 de The Mandalorian?
- The Mandalorian | Diretor confirma quarta temporada e sugere mais crossovers
Afinal, é realmente difícil lembrar de tudo depois de tanto tempo. Alguns acontecimentos são tão marcantes que estão cristalizados em nossa mente, mas há detalhes que já se tornam tão enevoados e distantes quanto os tempos de paz nessa galáxia.
Com os novos episódios de The Mandalorian levando a história para um novo rumo e amarrando tramas aparentemente soltas que foram apresentadas nos dois primeiros anos, é mais do que natural a preocupação em se lembrar de tudo o que já aconteceu com o herói mandaloriano desde que ele começou sua jornada de pai solteiro.
E como nem todo mundo tem tempo (ou disposição) para maratonar as primeiras temporadas, o Canaltech te lembra de tudo o que aconteceu de mais importante para que você possa embarcar tranquilo rumo a Mandalore.
- Assine a Disney+ aqui e assista a títulos famosos da Marvel, Star Wars e Pixar quando e onde quiser!
Quem é Din Djarin?
O protagonista da série é um novo rosto dentro do universo de Star Wars. Ele começa a série apenas como mais um caçador de recompensas, ao estilo de Boba Fett, mas logo vemos que a sua história é muito mais complexa e que esbarra em vários capítulos importantes dessa galáxia — ao mesmo tempo em que ele continua sendo um grande ninguém dentro desses eventos.
Em resumo, descobrimos ao longo das duas temporadas que Din Djarin é um órfão abandonado que acaba sendo acolhido por um grupo de mandalorianos em algum momento do passado, provavelmente durante o período do Império. Assim, ele é criado sob os costumes desse povo e incorpora suas tradições como se fossem suas.
É por isso que ele passa a vestir o traje mandaloriano e segue o credo à risco, não tirando o capacete para nada e respeitando todo o Caminho que moldou sua vida desde o momento do resgate. O que ele não sabe e só vai descobrir na segunda temporada é que tudo isso representa apenas uma pequena facção do povo de Mandalore e que, na verdade, ele não sabe nada sobre esse povo.
Ao se deparar com outros mandalorianos, ele descobre que seu credo nada mais é do que a parte de uma seita e que há outros guerreiros mascarados com tradições diferentes, mas com um objetivo em comum — restaurar o planeta que foi devastado pelo Império. Isso inclui uma divisão política sobre quem deve comandar este povo disperso que envolve clãs e facções que remonta a gerações e que deve ser o cerne da nova temporada.
Como o mandaloriano encontra o bebê Yoda?
Só que The Mandalorian não é conhecida por esse Game of Thrones do espaço. O coração da série está na relação de Din Djarin com Grogu, o pequeno bebê Yoda que conquistou o público com sua cara de látex e sons engraçadinhos.
Essa relação de pai solteiro do herói com a criança começa já no primeiro episódio, mas não dessa forma amistosa e paternal. No início, o mandaloriano é contratado como um caçador de recompensas para recuperar uma carga valiosa para um cliente desconhecido. O problema é que, ao chegar lá — e matar uma horda inteira de outros foras da lei —, ele descobre que a tal encomenda era o bebê verde de borracha.
É a partir daí que vemos essa relação de pai e filho se desenvolver pouco a pouco. Ao longo de sua jornada, ele passa a se afeiçoar à pequena criatura a ponto de enfrentar antigas tropas imperiais para salvá-la até chegar ao momento em que o protagonista passa a ver Grogu como seu filho. Com direito até mesmo ao episódio da creche, The Mandalorian vira uma grande saga do pai solteiro.
Ainda assim, Din Djarin acredita que o melhor para a criança é levá-la até os demais de seu povo e passa a procurar pelo que restou dos Jedi. É nessa busca que ele se depara com figuras como Ahsoka Tano (Rosario Dawson) e Luke Skywalker (Mark Hamil).
Qual a relação de Grogu com os Jedi?
Depois de toda essa jornada e de finalmente encontrar Jedi que poderiam cuidar e treinar o pequeno Gogu, descobrimos um pouco mais da história do bebê Yoda. Embora ainda seja uma criança, o alien verde tem mais de 50 anos e estava sendo treinado pela Ordem dos Jedi na era da República quando aconteceu a Ordem 66.
De algum jeito, deram um jeito de fazer o pequeno escapar do extermínio imposto pelo recém-criado Império. Por isso, Grogu nunca teve um treinamento de verdade e, embora manifeste a Força em uma intensidade bem impressionante, ele não tem controle sobre esses poderes.
Por isso, no final da segunda temporada, vemos Luke Skywalker surgir para salvar o dia e resgatar Din Djarin e seus aliados das forças imperiais.E é quando o lendário herói da Aliança Rebelde pede para treinar o bebê Yoda no caminho dos Jedi e separa pai e filho em uma cena emocionante.
Como Grogu e o mandaloriano voltam a ficar juntos?
Quem pular direto da segunda para a terceira temporada de The Mandalorian vai estranhar que os novos episódios vão colocar Din Djarin e Grogu lado a lado mais uma vez. Isso porque o reencontro entre eles já aconteceu em outra série — o que pode confundir muita gente.
Há dois episódios de O Livro de Boba Fett que funcionam como uma espécie de prólogo para o que está por vir em The Mandalorian, mostrando tanto como o herói conseguiu uma nova nave como também se reuniu mais uma vez com seu pequeno bebê comedor de sapos.
Depois de ser levado por Luke, Grogu passou a ser treinado nos ensinamentos Jedi, mas seu coração sempre esteve dividido com a saudade do pai. Ao mesmo tempo, o mandaloriano também não consegue lidar com a falta da criança e decide ir atrás do pequeno apenas para saber se ele está bem.
Embora não se encontrem em um primeiro momento, o comportamento da dupla força os Jedi a obrigarem o bebê Yoda a se decidir entre seguir no caminho da Ordem e aprimorar suas habilidades ou desistir disso e voltar para Din Djarin. Pouco tempo depois, vemos a criança chegar em uma nave para os braços do pai.
Caso queira conferir só esse interlúdio entre a segunda e a terceira temporada de The Mandalorian, são os episódios 5 e 6 de O Livro de Boba Fett — as únicas coisas que você precisa ver dessa série, para ser sincero.
Por que Din Djarin é expulso da Tribo?
Ainda nesses capítulos de The Mandalorian dentro de O Livro de Boba Fett, temos uma cena muito importante para os rumos da terceira temporada: em determinado momento, Din Djarin é expulso pela Armeira (Emily Swallow) da Tribo, a facção/seita a que ambos pertencem.
A razão para isso é simples: a crença principal desse grupo determina que eles não podem tirar o capacete na frente de nenhum ser vivo, algo que o herói fez algumas vezes ao longo das duas primeiras temporadas. Seja para invadir uma base do Império ou mesmo para se despedir do pequeno Grogu, Din Djarin tirou o elmo em diversos momentos e, por isso, é expulso de sua ordem.
A única forma de se redimir e evitar o exílio autoimposto é buscar a purificação nas águas vivas existentes nas Minas de Mandalore. O problema é que o planeta foi devastado pelo Império na Noite das Mil Lágrimas — e esse é um problema que ele vai ter que resolver na terceira temporada.
De onde veio o Darksaber?
A história do Darksaber rende um texto apenas para ela, já que remonta do passado longínquo de Mandalore e sua sucessão de conquistas e resistência ao longo das eras. Contudo, o que realmente importa em The Mandalorian é que a arma é também um símbolo de poder. Tal qual uma Excalibur de uma galáxia muito distante, ela representa o escolhido para governar Mandalore e seu povo.
Só que há um porém: como toda arma mística, ela deve ser conquistada e não apenas obtida. Como os mandalorianos são um povo guerreiro, eles acreditam que quem empunhá-la deve obter o sabre em uma luta e que obtê-la de outra forma é indigno e até uma maldição.
É por isso que, na segunda temporada, Bo-Katan (Katee Sackhoff) não aceita receber o Darksaber de Din Djarin quando o herói descobre que ela significa liderança — uma responsabilidade que ele não quer para si. Isso porque, em um passado não muito distante, a mandaloriana recebeu a arma de presente e seu reinado não durou muito.
Já o herói conquista a arma após derrotar o vilão Moff Gideon (Giancarlo Esposito), que havia roubado o sabre depois dos ataques da Noite das Mil Lágrimas. Assim, o personagem de Pedro Pascal se tornou o verdadeiro detentor da lâmina negra, embora ainda não tenha dominado seu manejo e tampouco aceitado o fardo que ela impõe.
Quem são os outros mandalorianos?
Ao longo da segunda temporada de The Mandalorian, Din Djarin se depara com uma verdade um tanto inconveniente: os mandalorianos são bem diferentes do que o pequeno universo de sua Tribo. Isso fica evidente quando ele encontra Bo-Katan e descobre que nem todos os habitantes de Mandalore seguem o caminho de forma tão radical quanto ele.
Isso é o começo de um dos pontos centrais dos novos episódios. Além de já indicar a diferença das facções existentes no planeta, mostra também a tensão existente entre eles, principalmente relacionadas a quem deve liderar o povo depois da diáspora.
Até o momento, a série não mostrou muitos mandalorianos de peso. Além de Din Djarin e Bo-Katan, vimos alguns outros aliados da antiga rainha mandaloriana, assim como os demais membros da Tribo. Só que tudo isso estava bastante espalhado tanto na narrativa como no próprio universo de Star Wars. E, com o herói e o pequeno Grogu indo para Mandalore, pode apostar que todas essas histórias vão convergir para mostrar muito mais da história do seu povo e também a disputa para quem vai comandá-lo.