Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

The Mandalorian | O que aconteceu com o planeta Mandalore antes da série?

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Fevereiro de 2023 às 13h00

Link copiado!

Lucasfilm
Lucasfilm

A terceira temporada de The Mandalorian vai deixar um pouco de lado a relação de pai e filho entre Din Djarin (Pedro Pascal) e Grogu para dar mais atenção à toda mitologia envolvendo esses guerreiros mascarados. Os novos episódios vão levar o herói de volta ao planeta Mandalore e aprofundar a trágica história envolvendo o seu povo.

Os fãs de Star Wars que acompanham a saga pelos filmes, séries e também animações já sabem de tudo isso. O Cerco de Mandalore e o Grande Expurgo do planeta são eventos icônicos na saga e presentes em Clone Wars e Rebels, mas agora será a primeira vez que veremos uma produção em live action se aprofundar nessa história.

Trata-se do grande genocídio mandaloriano, um evento que marca profundamente todo seu povo e que vai ser vital para o futuro de toda a saga, como The Mandalorian bem deve mostrar.

Continua após a publicidade

Assim, se você está ansioso para o retorno do pai da galáxia, mas está um pouco perdido sobre essa nova trama que se desenha, a gente explica para que você embarque sabendo o que esperar.

A Noite das Mil Lágrimas

Como dito, o Grande Expurgo de Mandalore é o nome dado ao gencídio feito pelo Império no planeta. Em linhas gerais, foi um enorme cerco que as tropas imperiais fizeram no planeta e praticamente dizimaram todo o seu povo, além de destruir cidades e tornar o local quase inabitável.

Continua após a publicidade

O ataque acontece décadas antes do início de The Mandalorian e tem suas origens anteriores ao próprio Império. No caso, o planeta já vinha de uma série de conflitos menores e disputas de poder que vinham se intensificando ao longo dos anos.

Durante o período da República, por exemplo, já havia confrontos pelo controle de Mandalore, principalmente por causa da ocupação de grupos criminosos — como o liderado pelo ex-Sith Darth Maul. Em Star Wars: Clone Wars, vemos como o planeta se vê livre do vilão, mas isso leva a uma nova briga interna de grupos de mandalorianos que almejam governar o lugar.

Continua após a publicidade

Com a derrocada do vilão, o governo de Mandalore passa para a mão de Bo-Katan — que chegou a aparecer em The Mandalorian e que retorna para a nova temporada —, mas ela se recusa a obedecer o recém-criado Império. Isso fez com que novas disputas internas surgissem, resultando na queda de Bo-Katan e o surgimento de um governo fantoche do imperador.

Isso leva a uma nova guerra civil que resulta na deposição desse líder alinhado com o Império e uma divisão mais acirrada entre os clãs do planeta. Foi quando, no meio disso tudo, o próprio Império decide colocar um ponto final nesses conflitos intermináveis e lança um grande ataque para demonstrar força, eliminar rebeldes e deixar claro que resistir é inútil. Em linhas gerais, é o equivalente Star Wars à bomba atômica.

O ataque ficou conhecido como A Noite das Mil Lágrimas e é marcado pela total destruição de Mandalore. Naves são usadas para bombardear o planeta, devastando cidades inteiras, pontos estratégicos e até mesmo locais sagrados. Há uma breve cena em O Livro de Boba Fett que dá uma boa dimensão do que foi isso tudo.

Continua após a publicidade

A série nunca apresentou um número estimado de mortos, mas é sabido que quase toda a população mandaloriana foi morta. Alguns soldados tentaram resistir, mas foram rapidamente derrotados. Alguns poucos conseguiram escapar, como é o caso de Bo-Katan e seus aliados, enquanto outros ficaram seguros por estarem fora do planeta. Os membros da Tribo, a facção a qual Din Djarin pertence, sobreviveu porque estava em uma lua de Concordia e, portanto, fora do raio de alcance dos disparos imperiais.

Por que o Expurgo vai ser importante em The Mandalorian

Depois da Noite das Mil Lágrimas, os poucos mandalorianos que sobreviveram se espalharam pela galáxia. Mais do que devastar Mandalore, o Império tomou conta do planeta e confiscou todo o beskar para forjar armas, armaduras e naves mais resistentes para suas tropas.

A coisa foi tão devastadora que muitos dos grupos e clãs que escaparam passaram a ver o planeta como amaldiçoado, uma terra em que ninguém mais deve pôr os pés sob o risco de levar a morte a quem estiver junto — mais ou menos como Valíria em Game of Thrones.

Continua após a publicidade

Só que, apesar dessa superstição, todos os caminhos de The Mandalorian levam Din Djanrin de volta ao planeta-natal de seu povo.

Primeiro por causa de sua missão de redenção. Em O Livro de Boba Fett, ele é expulso da Tribo pela Armeira após revelar que tirou seu elmo, o que viola uma das principais regras do credo. Para poder ser aceito novamente, ele precisa ir até as Minas de Mandalore, um local considerado sagrado por esse grupo e que é o único caminho para conseguir esse perdão.

E, além dessa peregrinação religiosa, há todo o contexto político e social. Como dito, os mandalorianos sobreviventes se espalharam pela galáxia e passaram a ser refugiados em mundos distantes. Boa parte se transformou em caçadores de recompensas, como o próprio Boba Fett, mas há alguns que nunca desistiram do sonho de voltar para casa.

Continua após a publicidade

Assim, devemos ver mais dessas tensões políticas ao longo da temporada. Personagens como Bo-Katan (Katee Sackhoff) e Paz Viszla (Jon Favreau) são exemplos de mandalorianos que já são conhecidos do público e têm seus interesses em recuperar o controle do planeta. Além disso, o trailer mostrou que outros mascarados devem se reunir em torno de Din Djarin.

Por último, há toda a trama envolvendo o Darksaber. O sabre é uma arma diretamente ligada ao passado de Mandalore, sendo uma espécie de Excalibur para seu povo: quem possuir a arma é digno de ser reconhecido como o líder do planeta.

A arma pertenceu a um jedi mandaloriano no passado e teve vários outros donos ao longo de todo esse tempo, até cair na mão do nosso herói. E embora esse seja um fardo que ele não parece estar afim de carregar, tudo leva a crer que ele vai ser o responsável por levar os mascarados espalhados pela galáxia de volta para casa. É quase como um Moisés do espaço.

Continua após a publicidade

O problema é que devemos ver muita gente de olho no Darksaber, até porque ele foi um dos objetos perdidos durante o Grande Expurgo. Ele chegou a pertencer a Bo-Katan antes da Noite das Mil Lágrimas, mas ela foi tomada durante as várias disputas internas de Mandalore até que o ataque imperial fizesse com que o artefato lendário caísse nas mãos de Moff Gideon (Giancarlo Esposito).

E, agora que ela voltou para as mãos de um mandaloriano — ou quase isso —, é a chance do planeta reescrever sua história. E de Star Wars ampliar um dos cantos mais intrigantes de sua mitologia.

A terceira temporada de The Mandalorian estreia no Disney+ no dia 1º de março.