Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 séries nacionais para assistir em 2023

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Janeiro de 2023 às 20h00

Link copiado!

Globoplay, Star+
Globoplay, Star+

O ano de 2023 promete grandes novidades para o entretenimento e, entre elas, está o lançamento de várias séries nacionais. Depois do sucesso de Sob Pressão, Aruanas, Doce de Mãe, entre outras, os streamings resolveram apostar ainda mais na produção audiovisual brasileira.

A primeira a estrear no ano foi Olhar Indiscreto, um lançamento original da Netflix que conta com Débora Nascimento, Emanuelle Araujo, Débora Duarte, Nikolas Antunes e Ângelo Rodrigues. A trama conta a história de uma hacker e voyeur que vê sua vida mudar completamente depois que uma garota de programa se muda para o prédio em frente ao seu.

Mas, além dela, há ainda uma lista com vários nomes que serão lançados neste ano. Tem opções de dramas, comédias, séries policiais e até produções infantis. Pensando nisso, listamos 10 séries nacionais para você assistir em 2023.

Continua após a publicidade

10. A Vida Pela Frente

Dirigida por Leandra Leal e Bruno Safadi (Aruanas), A Vida pela Frente ainda não tem data de estreia confirmada, mas já se sabe que ela será exibida e produzida pelo Globoplay em parceria com a Daza Filmes e o GNT.

A trama começa, na década de 1990, na noite de uma festa à fantasia que celebra a formatura no Ensino Médio de um grupo de amigos. Tudo ia bem, mas a alegria é interrompida quando Beta se suicida aos 17 anos. A partir de então, o tempo avança e os jovens, já na faculdade, terão que lidar com a dor do luto e com os problemas da juventude.

Pensada para ter dez episódios, a série abordará um tema sensível, que é a saúde mental de adolescentes. Quem assina o roteiro é Lucas Paraizo, o mesmo de Sob Pressão — outro sucesso do Globoplay.

Além de dirigir, Leandra Leal também atuará como a mãe de dois dos adolescentes do grupo. Outros nomes cotados para a produção são Henrique Barreira, Nina Tomsic e Flora Camolese.

9. Todo Dia a Mesma Noite

Continua após a publicidade

Outra série que chega ao streaming em 2023 é Todo Dia a Mesma Noite, inspirada no livro homônimo de Daniela Arbex. O drama contará a história do incêndio da boate Kiss, que aconteceu na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 2013 e matou mais de 200 jovens.

A história será ficcional, produzida pela Netflix com intuito de não deixar que uma tragédia desse porte caia no esquecimento. A direção geral ficou com Julia Rezende, que comentou sobre a produção:

“É uma grande responsabilidade contar uma história ficcional inspirada em um fato real que destruiu a vida de tantas pessoas e chocou o país. Queremos dar luz, da maneira mais sensível e honrosa possível, à perspectiva de quem viveu tudo aquilo de perto, e ainda vive”.
Continua após a publicidade

Todo Dia a Mesma Noite terá cinco episódios e tem estreia marcada para 25 de janeiro.

8. Cangaço Novo

Programada para chegar ao Prime Video, Cangaço Novo conta a história de Ubaldo, um jovem que é "herdeiro do cangaço" e vai ao sertão cearense para conhecer suas duas irmãs Dilvânia e Dinorah. Enquanto a primeira lidera um grupo de adoradores do seu falecido pai, a segunda é a única mulher em uma gangue de ladrões de banco.

Continua após a publicidade

Ao chegar no local, Ubaldo passa a ser exaltado, devido à semelhança física que tem com o pai, e vê sua vida ficar de cabeça para baixo quando tem que lidar com bandidos, policiais corruptos e assassinos.

Dirigida por Aly Muritiba e Fábio Mendonça, Cangaço Novo foi gravada em Campina Grande e em Cabaceiras, no Nordeste brasileiro, e traz no elenco Hermila Guedes, Thainá Duarte, Ricardo Blat, Marcélia Cartaxo e o protagonista Allan Souza Lima.

7. Rio Connection

Continua após a publicidade

Estrelado por Renata Sorrah, Maria Casadevall, Marina Ruy Barbosa, Aksel Ustun, Alexandre David e Nicolas Prattes, Rio Connection é ambientada no Rio de Janeiro dos anos 1970 e conta a história de criminosos europeus que transformaram a cidade em um ponto crucial para o tráfico de heroína para os Estados Unidos.

Além dos atores brasileiros, a produção do Globoplay conta com o italiano Valerio Morigi, que já atuou em séries como Bárbaros e filmes como Safrom, e com Raphael Kahn, que já apareceu em Emily em Paris.

Vale lembrar que essa série é uma parceria da Globo com a Floresta e a Sony e será toda gravada em inglês.

6. Os Outros

Continua após a publicidade

Outra série que chega ao Globoplay em 2023 e merece atenção é Os Outros. Baseada em um argumento de Fernanda Torres e escrita por Lucas Paraizo (O Rebu, Sob Pressão), a produção conta a história de duas famílias de classe média do Rio de Janeiro que se desentendem a partir de uma briga de dois adolescentes na quadra do condomínio.

A partir de então, a personagem de Adriana Esteves toma uma decisão que traz sérias consequências para sua vida: comprar uma arma.

Com uma trama bastante dramática e pesada, a série fala sobre a sociedade atual e os problemas de facilitar o acesso a armas de fogo. Paraizo comentou sobre o assunto com a imprensa durante a CCXP de 2022:

Continua após a publicidade
"É uma série que fala sobre os brasileiros, sobre a sociedade brasileira. Foi inspirada em histórias que a gente vê no jornalismo todos os dias, que acontecem em condomínios de cidades pelo Brasil. "

Além de Adriana — que já viveu personagens icônicos nas novelas, como a vilã Carminha de Avenida Brasil — o elenco conta com Milhem Cortaz, Thomás Aquino e Eduardo Sterblitch, que será o grande vilão da obra.

Os Outros ainda não tem data confirmada para chegar ao catálogo do Globoplay.

5. A História Delas

Continua após a publicidade

O Star+ também decidiu investir em produções nacionais e, em 2023, lança A História Delas. A série conta a vida de quatro mulheres de diferentes gerações e classes sociais, todas forçadas a morarem sob o mesmo teto. A produção trará Cris Vianna, Letícia Spiller, Bia Arantes e Emma Araújo, além de Marcelo Várzea, Johnnas Oliva e Augusto Madeira.

Ainda não foram divulgados muitos detalhes, mas já se sabe que a série será um drama e abordará temas como relação entre mãe e filha, heranças sociais, culturais e familiares.

4. DNA do Crime

Continua após a publicidade

Saindo do drama e indo para as produções policiais, em 2023 chega ao catálogo da Netflix a minissérie DNA do Crime, criada por Heitor Dhalia (O Cheiro do Ralo). A obra mostrará a história de um roubo na fronteira do Brasil com o Paraguai, revelando as fundações do crime no nosso país.

Os nomes confirmados para estrelar a produção são Rômulo Braga, Thomás Aquino e Maeve Jinkings. Os dois últimos trabalharam juntos em Bacurau e repetem a parceria agora na série.

Vale lembrar que a história é inspirada em um acontecimento real ocorrido no Paraguai, em 2017, e teve como cenário Foz do Iguaçu, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Continua após a publicidade

A data de estreia ainda não foi confirmada pela Netflix.

3. Musa Música

Para quem gosta de músicas, Musa Música, mais uma série do Globoplay em 2023, promete agradar. Ela fala sobre a história de uma jovem que decide mudar o seu bairro por meio da arte e para isso conta com a ajuda de vários deuses mitológicos. Tudo ia bem até que uma dessas deusas se apaixona por um humano e pode por tudo a perder.

Estrelado por Nicolas Prattes, Thabata Almeida e Bel Lima, a produção será assinada por Rosane Svartman (Malhação Sonhos, Totalmente Demais) e terá duas versões: uma mais adulta para o Globoplay e uma mais infantil para o Gloob.

2. Dois Tempos

Estrelada por Sol Menezzes e Mari Oliveira, a série Dois Tempos conta a história de duas mulheres que viajam no tempo e trocam de lugar. Enquanto uma vive em 1922, a outra está em 2022. Juntas, elas terão que encontrar uma maneira de resolver essa situação e voltar para a época certa.

Com oito episódios, a produção estava prevista para estrear em 2022, mas como isso não aconteceu, ela deve chegar ao catálogo do Star+ no primeiro trimestre de 2023.

1. Betinho

A Vida Pela Frente não é a única produção que Leandra Leal irá estrelar em 2023: a atriz e diretora também estará em Betinho. A série do Globoplay contará a vida do sociólogo e ativista dos direitos humanos, Herbert de Souza, que se dedicou a vários projetos sociais, entre eles a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.

Completam o elenco Júlio Andrade, Irles Carvalho, Marieta Severo, Andréia Horta, Humberto Carrão e Ravel Andrade.