Publicidade

Invasão Secreta | Novo episódio indica que um dos Vingadores pode ser um skrull

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/Disney+
Reprodução/Disney+
Tudo sobre Marvel

Atenção! Este texto tem spoilers do episódio 3 de Invasão Secreta!

O terceiro episódio de Invasão Secreta, nova série do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU na sigla em inglês), trouxe revelações bem importantes tanto sobre a história de Nick Fury (Samuel L. Jackson) quanto sobre o plano dos skrulls. E um dos pontos que mais intrigou o público foi a sugestão de que um dos Vingadores pode ser um alien transmorfo disfarçado.

No capítulo desta quarta-feira (05), vemos as implicações para Fury depois da sua demissão da no episódio anterior e como ele acredita que isso nada mais é do que um movimento arquitetado pelos próprios skrulls para tirá-lo de cena e facilitar seu plano de conquistar a Terra. Até porque o vilão Gravik (Kingsley Ben-Adir) deixa claro que a ideia é criar uma grande guerra para ocupar os humanos e usar essa distração para tomar o planeta.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

É no meio disso tudo que Gravik confirma que o plano é mesmo criar os Super Skrulls, como havia sido sugerido anteriormente. E, para que isso seja possível, ele não só sequestrou líderes globais e figuras de poder de todo o mundo, mas também cooptou pelo menos um dos Heróis Mais Poderoso da Terra para sua causa.

Qual dos Vingadores é um skrull?

Há dois pontos bem importantes no episódio desta semana de Invasão Secreta que indicam que há um skrull infiltrado entre os Vingadores. E, embora não seja lá uma grande surpresa para boa parte do público, é uma reviravolta bem interessante dentro da trama de espionagem.

Ainda no começo do episódio, Fury vai até Talos (Ben Mendelsohn) em um restaurante para chamá-lo para uma nova missão. Há um breve desentendimento entre eles graças ao jeito prepotente do agente caolho, mas o importante aqui é que o personagem de Samuel L. Jackson diz suspeitar que há um skrull infiltrado no alto escalão do governo dos Estados Unidos e que precisam fazer algo para impedir essa ameaça.

Em um segundo momento, um pouco mais adiante, a dupla invade a casa de um militar britânico de alta patente para impedir um atentado contra um avião da ONU que seria central no plano dos skrulls. E é aí que Fury percebe a armadilha com um simples diálogo que, embora curto, é bastante significativo.

Os dois estão separados na mansão e Talos o avisa que encontrou e neutralizou o alvo. O detalhe aqui é que ele chama o protagonista de Nick, o que acende o alerta antigo agente da S.H.I.E.L.D. Em seguida, Fury chega ao local indicado com um refém e já sabendo da arapuca que o aguardava, pois deixa claro que ninguém no mundo o chama pelo primeiro nome.

Continua após a publicidade

E o que isso significa? Mais do que impedir o atentado skrull, toda essa cena dá um novo sentido a um dos melhores momentos do episódio anterior, em que Jim Rhodes (Don Cheadle) demite o espião naquela conversa no restaurante. Afinal, o Máquina de Combate chama seu companheiro pelo primeiro nome, algo que aprendemos que ninguém dentro do MCU faz.

Ok, você pode até dizer que os dois são velhos conhecidos que estão há décadas na vida militar e que compartilham muitas origens e experiências em comum — como o próprio Rhodes fala durante a demissão —, além de atuarem em conjunto como heróis nos Vingadores. Contudo, todas as peças se encaixam e é difícil acreditar que essas informações foram jogadas à toa na trama.

De quem é a voz no final do terceiro episódio de Invasão Secreta?

Continua após a publicidade

Só que há ainda um terceiro elemento que dá mais força à teoria de que o Máquina de Combate é um skrull infiltrado nos Vingadores. No final do episódio, vemos que Priscilla (Charlayne Woodard), a recém-revelada esposa de Fury, parece estar aliada aos ideais terroristas de Gravik e fala com alguém ao telefone.

Não é mostrado quem é esse interlocutor misterioso, mas a voz é muito semelhante à do ator Don Cheadle, indicando que os dois estão planejando algo. E não é nada bom, já que ela está armada e menciona uma conexão com Gravik — o que daria peso ao nome do episódio, Traído.

E embora não seja uma prova definitiva de que é Rhodes do outro lado da linha, os créditos do episódio citam o personagem, muito embora ele não apareça em momento algum. No máximo, ele é visto na recapitulação inicial com cenas do capítulo da semana passada.

Continua após a publicidade

Desde quando o Rhodes é um skrull?

Levando em conta que a teoria está certa e que o Máquina de Combate é mesmo um skrull infiltrado nos Vingadores, a grande dúvida que surge é desde quando isso acontece. Afinal, os aliens transmorfos teriam acesso à armadura e lutaram ao lado dos heróis em algum momento? Vale lembrar que, ainda no capítulo da semana passada, Gravik já tinha dito que não se preocupava com os Vingadores, pois tinha criado medida para lidar com eles.

O ponto é que não fica claro desde quando Jim Rhodes teria sido capturado pelos asseclas do vilão. Como não está claro nem mesmo que o personagem é um alien transmorfo, é difícil dizer quando isso aconteceu. No entanto, tudo leva a crer que essa suposta substituição é algo recente que teria acontecido após os eventos de Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato.

Continua após a publicidade

Pelo que é indicado, a saída de Talos do generalato skrull e a ascensão de Gravik aconteceram após o blip e o sumiço de Fury. É em meio a essa desorganização que o vilão começou a colocar seu plano em prática, substituindo lideranças globais por agentes infiltrados. Isso indicaria que o Rhodes falso está em operação depois da derrota de Thanos, mais especificamente quando o militar se tornou uma figura importante do governo americano.

Essa delimitação é importante até para definir se o skrull que ocupou seu lugar tem acesso ou não à armadura — algo que devemos ver somente nos próximos episódios. Caso a resposta seja afirmativa, essa pode ser uma das grandes ameaças do final da temporada ao lado do Super Skrull de Gravik.

O Rhodes original morreu em Invasão Secreta?

Continua após a publicidade

Se há um skrull infiltrado nos Vingadores, isso quer dizer que o herói original morreu? Na verdade não, já que a própria série deixou claro que os alvos de Gravik não são mortos, mas colocados em animação suspensa para que possam fornecer toda informação necessária para os planos de dominação.

Já tínhamos visto isso no primeiro capítulo da série, mas o episódio desta semana deixa isso mais evidente quando G’iah (Emilia Clarke) vai até a máquina que aprisiona o verdadeiro militar britânico para acessar suas memórias. Isso indica que todos os reféns dos skrulls estão presos e desacordados, mas ainda vivos.

Dessa forma, caso Jim Rhodes seja mesmo um skrull, é quase certo de que ele vai ser resgatado são e salvo no fim da temporada. Ou não, já que o seriado não tem demonstrado compaixão na hora de matar personagens queridos do público.

Continua após a publicidade

Quais as chances de ter um skrull entre os Vingadores?

A grande pergunta é se a Marvel vai querer mexer nesse vespeiro e fazer com que a série mexa na estrutura e na imagem de seu mais importante grupo nos cinemas. Afinal, teriam coragem de revelar que o Máquina de Combate é um skrull e, portanto, um herói traidor?

Levando em conta a teoria de que o personagem foi substituído por um alien verde transmorfo depois de Vingadores: Ultimato, é possível. uma das principais críticas que Invasão Secreta recebeu nos quadrinhos foi de querer emplacar a ideia de que os skrulls estavam entre os heróis há décadas e que muitas histórias clássicas teriam sido protagonizadas pelos vilões de queixo enrugado — o que fez muito leitor se sentir enganado e ofendido com o retcon.

Continua após a publicidade

Só que, no caso do MCU, esse possível recorte minimizaria essa possibilidade. Afinal, depois do último Vingadores, nós praticamente não vimos Rhodes em momento algum nos filmes e séries, então a troca seria compreensível.

Além disso, há o fato de que Invasão Secreta precisa de uma reviravolta desse quilate para dar peso à ameaça que o seriado apresenta. Para ser essa grande ameaça ao universo dos super-heróis, não basta apenas as forças políticas terem sido cooptadas por Gravik e seu viés radical, mas os próprios heróis. O mote principal da trama é a desconfiança e nada abalaria mais a confiança do mundo do que saber que um dos Heróis Mais Poderosos da Terra era um inimigo o tempo todo. E, considerando que metade da equipe morreu ou se aposentou e que o salário de Don Cheadle é bem menor do que de um Benedict Cumberbatch ou que seria muito complicado lidar com um Hulk skrull, faz sentido desconfiar do personagem.

Ainda assim, isso é algo que deve ser revelado, explorado e explicado ao longo das próximas semanas. Invasão Secreta terá apenas seis episódios, o que significa que a trama já chegou na metade e devemos ver a resolução desses mistérios começando a aparecer. O seriado é lançado semanalmente às quartas-feiras no Disney+.