Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

7 piadas que envelheceram mal em Friends

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Abril de 2023 às 19h30

Link copiado!

Warner Bros Television
Warner Bros Television

Considerada por muitos como uma das melhores sitcoms contemporâneas, Friends se firmou como um ícone da geração dos anos 1990 e conquistou uma legião de fãs. Apesar de todo o sucesso da série que conta a vida de Ross, Rachel, Chandler, Joey, Monica e Phoebe, quem revisita a história, não demora muito a perceber que muitas falas de Friends são consideradas, atualmente, problemáticas.

É claro que vale a pena se atentar à época em que a produção foi exibida e lembrar que, com o passar do tempo, o mundo mudou (ainda bem!).

Continua após a publicidade

Em entrevista à imprensa dos Estados Unidos, a própria Jennifer Aniston (a Rachel) reconheceu que as novas gerações podem achar Friends ofensiva. Entre as principais críticas está a falta de representatividade, uma vez que todos os personagens são brancos, heterossexuais e magros. A exceção fica para quando Monica aparece gorda em cena, mas esses momentos, além de raros, são motivos de chacota.

Pensando nisso, o Canaltech listou 7 piadas que envelheceram mal em Friends. Lembrando que é perfeitamente possível amar a série e ainda assim reassisti-la com um olhar crítico.

7. Aquela em que Monica sofre gordofobia

Continua após a publicidade

Não é novidade para ninguém que, em Friends, Monica (Courteney Cox) sofreu gordofobia quando era jovem. Seu excesso de peso foi motivo de insegurança, e mesmo depois de emagrecer e atingir o corpo considerado ideal para a época, ela continuou com medo de engordar.

Este fato é tão problemático que sempre que a personagem ficava nervosa ou tinha algum problema descontava na comida, reforçando mais uma vez essa relação problemática com os alimentos. Além disso, é mostrado que ela só decidiu emagrecer depois de ouvir de Chandler —na adolescência — que ele nunca ficaria com uma gorda como ela.

6. Aquela em Chandler é gay

Continua após a publicidade

Já que falamos no personagem mais sarcástico da série, um dos pontos problemáticos era o fato de todos do grupo desconfiarem da sua orientação sexual. Chandler passou a vida toda ouvindo piadas sobre ser gay — algo que para época era um demérito —, e tendo que provar que se interessava por mulheres.

Além de ser desrespeitoso com ele, que tinha que constantemente provar ser hétero, a série era totalmente homofobica e colocava as pessoas LGBT+ em situação de inferioridade.

5. Aquela em que o pai de Chandler é uma mulher trans

Continua após a publicidade

Ainda falando em LGBTfobia, Friends peca em muitos pontos nesse quesito. Um deles é logo na primeira temporada quando Carol, a ex-mulher de Ross decide se separar dele para ficar com Susan.

Primeiro que Ross é humilhado por ter sido trocado por uma mulher, como se uma mulher fosse inferior a um homem, segundo que Carol é automaticamente taxada como lésbica, ignorando que ela também poderia ser bissexual. A partir daí, sempre que ela e Susan aparecem na série viram alvo de piadas preconceituosas.

Logo em seguida ficamos conhecendo o pai de Chandler — do qual ele morre de vergonha. Batizado como Charles Bing, ele se identificava como mulher e respondia pelo nome de Helena Handbasket. Na série, a personagem era uma drag queen que se apresentava nos cassinos de Las Vegas, e embora sempre tenha aparecido performando a identidade feminina era constantemente chamada de "ele", inclusive por Chandler, que sempre se mostrava envergonhado de ter "um pai mulher".

Outro ponto sensível é que Helena foi vivida pela atriz cisgênero Kathleen Turner, que já assumiu em entrevistas que na época nunca foi considerado escolher uma mulher trans ou uma pessoa drag queen para viver a personagem, e que embora não se arrependa do papel, atualmente não o aceitaria novamente.

Continua após a publicidade

4. Aquela com o machismo de Ross

Durante várias temporadas de Friends um tópico muito discutido é se Ross e Rachel estavam ou não dando um tempo. Mas a verdade é que isso pouco importa. O que mais incomoda é que tanto Ross quanto os outros rapazes tratavam a loira com machismo.

Isso fica mais evidente quando ela consegue algum emprego na área de moda e Ross imediatamente a subjuga ou se mostra excessivamente ciumento, provando que acha sua profissão muito mais importante do que a dela e que não confia na namorada.

Continua após a publicidade

3. Aquela com a masculinidade frágil

Já que falamos em machismo, é impossível não citar como a masculinidade frágil dos três rapazes é constantemente reforçada em vários episódios. Um exemplo disso é quando Ross e Joey tiram um cochilo juntos, e isso é encarado por todos como um grande problema e indício de homossexualidade.

Além disso, quando Joey consegue quebrar a barreira do flerte e se conectar verdadeiramente com sua parceira de quarto, Janine, que passa a decorar a casa com elementos considerados femininos, ele logo ouve do Chandler que está virando uma "mulherzinha".

Continua após a publicidade

2. Aquela em que Carol amamenta Ben

Outro episódio um tanto quanto questionável é aquele em que Carol vai amamentar seu filho Ben, e Joey e Chandler ficam totalmente desconcertados por verem o seio dela. Infelizmente isso ainda é um caso bem comum, e vemos várias mulheres sendo constrangidas quando vão amamentar seus filhos. A cena só retrata mais um exemplo de machismo e de objetificação do corpo feminino.

Continua após a publicidade

1. Aquela em que Monica conta quantos parceiros sexuais teve

Outro episódio que retrata o desrespeito com a mulher é quando Monica e Richard discutem sobre quantos parceiros sexuais cada um deles teve. Mesmo sendo mais nova, ela se relacionou sexualmente com mais pessoas, e isso soa como uma ofensa para ele. A partir de então. Richard passa a encarar Monica, pelo menos momentaneamente, como uma pessoa sem valor.

Friends ainda vale a pena?

Continua após a publicidade

Mesmo que tenha muitas falhas devido à época em que foi lançada, Friends ainda se firma como uma das melhores séries de comédia de todos os tempos, tendo personagens carismáticos e algumas piadas interessantes. É importante ressaltar, no entanto, que ter uma visão crítica sobre a produção não significa ser "hater" da mesma, e que ainda é possível aproveitar o melhor que ela tem a oferecer.

Quem quiser assiti-la, pode maratoná-la na HBO Max.