Avatar: O Último Mestre do Ar supera One Piece em audiência
Por Durval Ramos |
Apesar das críticas bastante divididas, a estreia de Avatar: O Último Mestre do Ar não poderia ter sido melhor para a Netflix. A adaptação live-action da clássica animação da Nickelodeon chegou ao streaming sendo um sucesso absurdo de audiência, superando até mesmo outros fenômenos recentes da plataforma, como One Piece.
- Avatar: O Último Mestre do Ar vai ter temporada 2?
- Avatar | Compare os personagens entre animação, série e filme
Segundo números divulgados pela própria plataforma, a aventura em carne e osso do garoto Aang (Gordon Cormier) liderou o ranking de produções em língua inglesa do serviço com um total de 21,2 milhões de visualizações em menos de uma semana. Com isso, o seriado que chegou com sua temporada completa de 8 episódios entrou no top 10 em 92 países — comprovando que Avatar é popular mesmo quando seus personagens não são azuis.
E se as estatísticas já chamam a atenção, mais impressionante ainda é ver como O Último Mestre do Ar conseguiu superar até mesmo outro live-action de sucesso da Netflix. Com esse número, a saga do jovem dobrador do ar ultrapassou One Piece, que era a série mais vista da Netflix em sua primeira semana.
De acordo com a plataforma, a estreia de Luffy e companhia na busca pelo lendário tesouro do One Piece teve um total de 18,5 milhões de visualizações em sua primeira semana. Na época, o número já tinha sido muito comemorado, principalmente por se tratar de uma adaptação que muita gente via como impossível. Pois Avatar conseguiu ir além com até certa folga.
O que está por trás do sucesso de Avatar?
E há algumas razões que ajudam a explicar por que Avatar: O Último Mestre no Ar conseguiu um melhor resultado do que One Piece. Sem entrar no mérito da qualidade de uma história ou outra, o fato é que a saga de Aang é mais popular e mais conhecida do que One Piece, pois se trata de um desenho animado exibido pela Nickelodeon em vários países, enquanto o anime é um pouco mais nichado, embora seja uma potência colossal no Japão e em outros territórios.
Além disso, o próprio sucesso de One Piece pode ter alavancado a audiência de Avatar. Como dito, os live-actions da Netflix sempre foram cercados de certa desconfiança, como Death Note e Cowboy Bebop ensinaram a duras penas. Contudo, o bom desempenho do pirata que estica nas telas pode ter feito o público acreditar mais na produção, fazendo com que mais gente tenha ido assistir ao novo título.
Curiosamente, as críticas de O Último Mestre do Ar estão bem mais divididas do que em One Piece. No caso de Avatar, tanto a imprensa especializada quanto os próprios fãs elogiam o valor de produção do seriado e o carisma de seu elenco, mas há muita gente apontando para a pobreza dos roteiros e a simplificação de algumas tramas. Por isso mesmo, o jovem Aang não vem sendo o consenso que todos imaginavam e que os números apontam.
Ao mesmo tempo, porém, é bem provável que o bom desempenho de audiência motive a Netflix a anunciar uma nova temporada em breve. A gente sabe que essa é a métrica que mais importa para o serviço, tanto que One Piece não demorou mais do que algumas semanas para ter seu segundo ano confirmado. Assim, com Avatar ultrapassando Luffy, é só uma questão de tempo para que o retorno do dobrador de ar seja anunciado.