Publicidade

Avatar | Compare os personagens entre animação, série e filme

Por| Editado por Durval Ramos | 22 de Fevereiro de 2024 às 18h05

Link copiado!

Reprodução/Paramount Pictures, Nickelodeon, Netflix
Reprodução/Paramount Pictures, Nickelodeon, Netflix
Tudo sobre Netflix

Avatar: O Último Mestre do Ar estreou na Netflix como uma nova tentativa de levar os personagens da animação da Nickelodeon para o mundo live-action, mas essa não é a primeira adaptação com atores inspirada no desenho. Tendo três versões diferentes para analisar, chegou a hora de comparar Aang e sua turma na série, filme e animação.

A série animada da Nickelodeon estreou em 2005 na TV americana, contando a história do jovem Aang, um membro do povo dos Nômades do Ar. Aang é um Avatar, uma figura que surge a cada geração sendo capaz de dominar os quatro elementos da natureza. Ele acaba se tornando alvo da Nação do Fogo, que realiza um genocídio do seu povo, tentando eliminá-lo e colocar em praticamente seus planos de dominação mundial.

Continua após a publicidade

A história cativou milhões de fãs ao redor do mundo e rendeu sua primeira adaptação com atores na forma de O Último Mestre do Ar, longa dirigido por M. Night Shyamalan (O Sexto Sentido), que foi bastante criticado por aqueles que acompanhavam a animação, já que praticamente ignorou as claras inspirações asiáticas para a trama na escolha do elenco.

Quase quatorze anos depois, a Netflix lança uma nova produção, dessa vez em formato de série, que adapta o primeiro grande arco do desenho animado. Mesmo realizando algumas mudanças na trama, a produção é bem mais próxima ao espírito do seriado original.

Esses são os principais personagens de Avatar nas três versões da história.

Continua após a publicidade

Aang

Começando pelo personagem principal, Aang é a reencarnação do Avatar durante a série. Nascido entre os Nômades do Ar, ele é a única pessoa do mundo capaz de dominar os quatro elementos. Na animação, Aang tem uma personalidade brincalhona, mas que é capaz de levar as coisas a sério quando preciso.

Isso é retratado de uma maneira aceitável na série da Netflix, com os primeiros episódios mostrando o ator Gordon Cormier (The Stand) evoluindo ao longo da temporada, se aproximando da sua versão animada. Já no filme, ele foi interpretado pelo ator Noah Ringer, que apesar do seu treinamento em artes marciais, não conseguiu se sair tão bem no papel, um problema muito atribuído ao fraco roteiro. Por isso mesmo, o garoto mal é lembrado quando o assunto é Avatar em live-action.

Continua após a publicidade

Katara

Katara é uma Dobradora de Água de 14 anos que vive na Tribo da Água do Sul. Ela acaba encontrando Aang junto de seu irmão, Sokka, e parte com ele em uma jornada para desenvolver seus poderes e ajudá-lo a salvar o mundo.

Katara é uma das personagens mais interessantes da história, mostrando sua tenacidade ao tentar provar que é uma guerreira capaz, lutando contra a injustiça e a opressão da sociedade. Na série, ela também é um dos pontos altos do elenco, interpretada pela atriz Kiawentiio (Anne with an E), uma jovem de origem Mohawk.

Continua após a publicidade

Já a versão cinematográfica, interpretada pela atriz Nicola Peltz (Bates Motel) foi bastante criticada simplesmente por destoar completamente a caracterização de Katara. O fato de o longa transformar uma personagem com claros traços étnicos em um jovem branca de olhos claros reforçou ainda mais as acusações de que a obra pesou a mão no whitewashing.

Sokka

Sokka é o irmão de Katara e que apresenta diferenças mais sensíveis nas versões live-action. Ele não tem poderes e serve como uma espécie de alívio cômico, evoluindo sua personalidade um pouco problemática em relação a mulheres ao longo da série.

Continua após a publicidade

Na versão da Netflix, Sokka tem uma personalidade mais séria, agindo de maneira mais dura com sua irmã por querer protegê-la, ganhando confiança mais confiança nela em sua jornada. Ele é interpretado por Ian Ousley (13 Reasons Why), que se sai melhor que Jackson Rathbone (Crepúsculo), que deu vida à Sokka nos cinemas.

Zuko

Zuko é o filho do Senhor do Fogo Ozai e certamente um dos melhores personagens da animação. O jovem parte em busca do novo Avatar a mando de seu pai, mas ao longo das temporadas, apresenta um arco que é considerado um dos mais bem construídos em um desenho animado americano. Sua versão live-action da Netflix mostra que ele tem muito a oferecer, com a atuação do ator Dallas Liu (Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis) sendo um dos pontos altos da temporada.

Continua após a publicidade

Já sua versão no cinema não teve tanta sorte. Mesmo interpretado por um excelente ator, Dev Patel (A Lenda do Cavaleiro Verde), o personagem não conseguiu reprisar o dom desenvolvimento da animação nas telonas.

Aliás, voltando à discussão sobre o whitewashing do filme de 2010, note como, ao contrário dos heróis, o vilão tem os traços étnicos bem mais nítidos.

Tio Iroh

Continua após a publicidade

Iroh era um importante general da Nação do Fogo, irmão do Senhor do Fogo Ozai. Com uma personalidade bastante paternal, Iroh acompanha Zuko em sua jornada, servindo como mentor após perdas significativas em sua vida o fizeram repensar suas atitudes.

Sua caracterização na série da Netflix, em que é interpretado por Paul Sun-Hyung Lee (Ahsoka) segue mais a animação, ainda que a versão dos cinemas, interpretada por Shaun Toub (Homem de Ferro), saia perdendo por não ter muito tempo para ser desenvolvida.

Senhor do Fogo Ozai

Continua após a publicidade

O grande vilão da série, Ozai é o líder da Nação do Fogo e pai de Zuko. Cruel e impiedoso, ele vê a figura de Aang como uma ameaça contra os planos que tem de unificar todos os povos sob seu poder.

Dublado originalmente por Mark Hamill (Star Wars), ele foi interpretado no cinema pelo ator Cliff Curtis (Dia de Treinamento), em uma versão bastante diferente do que foi visto na animação, sendo um vilão sem muita profundidade. Já a série da Netflix trouxe o ator Daniel Dae Kim (Lost) para o papel, que consegue entregar uma atuação ameaçadora em suas cenas.

Avatar: A Lenda de Aang está disponível na íntegra na Netflix e Paramount+. O Último Mestre do Ar está disponível na Netflix, mesma casa da série live-action.