3 opções de VPN grátis para PC e celular
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
Usar um serviço de VPN grátis é uma opção para proteger a navegação na web sem pesar no bolso. A maioria dos serviços de redes privadas é paga, mas algumas empresas oferecem versões gratuitas com algumas limitações.
O que faz uma VPN?
Sigla em inglês para Rede Privada Virtual, a VPN funciona como uma forma de esconder a sua localização atual e a identidade digital enquanto navega na web, especialmente numa rede Wi-Fi pública. O serviço usa uma série de servidores espalhados em todo o mundo que funcionam como um intermediário e protegem seu endereço IP — assim, um possível rastreador vai identificar o seu acesso pelo endereço do servidor, e não pela sua localização atual.
Além da questão da privacidade, o uso dessa ferramenta também traz vantagens de geolocalização: você pode entrar na rede de um outro país para acessar o catálogo local de serviços de streaming, driblar bloqueios regionais de apps e sites ou até comprar itens a preços mais baratos.
É seguro usar uma VPN grátis?
Depende. Não é recomendável usar VPNs totalmente gratuitas porque existem certas ameaças com relação às tecnologias usadas na criptografia e o tratamento dos dados pessoais de cada usuário. Uma rede virtual privada requer uma estrutura mais complexa para funcionar com eficácia, e é por isso que a maioria dos serviços são pagos.
A solução nesse caso é optar por versões grátis de serviços pagos: algumas empresas disponibilizam um período de teste gratuito, enquanto outras oferecem uma modalidade mais simples do serviço com configurações básicas.
Caso você goste da experiência e tenha a condição financeira para adquirir uma assinatura paga, essa é a melhor opção para garantir a privacidade enquanto navega na internet.
3 alternativas de VPN gratuitas
O Canaltech separou as principais opções disponíveis:
1. Hotspot Shield
O Hotspot Shield se destaca por não oferecer nenhum limite de largura de banda, ou seja, você pode navegar em alta velocidade até na versão sem custos. Por outro lado, só é possível acessar uma localização e cadastrar um dispositivo.
A VPN traz vários recursos da versão paga, como criptografia, kill switch (usado para encerrar a conexão quando houver instabilidade), proteção antiphishing e mecanismos contra vazamentos de endereço IP e DNS.
2. Atlas VPN
A versão gratuita do Atlas VPN dá acesso a servidores de até três localizações diferentes e não possui limites de velocidade. A principal vantagem com relação a outros nomes da lista é a possibilidade de usá-la em quantos dispositivos você quiser, sem ter que deslogar de um aparelho para acessá-la em outro.
O serviço conta com várias ferramentas para a proteção de dados, incluindo o kill switch que evita expor a localização e situações de instabilidade.
3. ProtonVPN
O ProtonVPN é uma das principais opções para usar uma rede privada virtual sem gastar nada. O serviço possui servidores ilimitados em até cinco localizações diferentes e não inclui nenhum limite de consumo de dados durante a navegação, limitada a um dispositivo por vez.
A empresa informa que a velocidade de conexão é considerada média, mas não entra em números específicos. Além disso, é possível usar criptografia e protocolo kill switch para encerrar a conexão em caso de instabilidade
- Disponível em: Android, iOS, Chrome OS, Linux, macOS, Windows
Por outro lado, se você considera gastar para ter um serviço mais completo, pode conferir uma lista com os melhores provedores de VPN no mercado.
Leia também: VPN pode ser usada de forma legal no Brasil, dizem advogados