Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

3 opções de VPN grátis para PC e celular

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Fevereiro de 2024 às 12h10

Link copiado!

Privecstasy/Unsplash
Privecstasy/Unsplash

Usar um serviço de VPN grátis é uma opção para proteger a navegação na web sem pesar no bolso. A maioria dos serviços de redes privadas é paga, mas algumas empresas oferecem versões gratuitas com algumas limitações.

O que faz uma VPN?

Sigla em inglês para Rede Privada Virtual, a VPN funciona como uma forma de esconder a sua localização atual e a identidade digital enquanto navega na web, especialmente numa rede Wi-Fi pública. O serviço usa uma série de servidores espalhados em todo o mundo que funcionam como um intermediário e protegem seu endereço IP — assim, um possível rastreador vai identificar o seu acesso pelo endereço do servidor, e não pela sua localização atual.

Continua após a publicidade

Além da questão da privacidade, o uso dessa ferramenta também traz vantagens de geolocalização: você pode entrar na rede de um outro país para acessar o catálogo local de serviços de streaming, driblar bloqueios regionais de apps e sites ou até comprar itens a preços mais baratos.

É seguro usar uma VPN grátis?

Depende. Não é recomendável usar VPNs totalmente gratuitas porque existem certas ameaças com relação às tecnologias usadas na criptografia e o tratamento dos dados pessoais de cada usuário. Uma rede virtual privada requer uma estrutura mais complexa para funcionar com eficácia, e é por isso que a maioria dos serviços são pagos.

A solução nesse caso é optar por versões grátis de serviços pagos: algumas empresas disponibilizam um período de teste gratuito, enquanto outras oferecem uma modalidade mais simples do serviço com configurações básicas. 

Caso você goste da experiência e tenha a condição financeira para adquirir uma assinatura paga, essa é a melhor opção para garantir a privacidade enquanto navega na internet.

3 alternativas de VPN gratuitas

O Canaltech separou as principais opções disponíveis:

1. Hotspot Shield

Continua após a publicidade

O Hotspot Shield se destaca por não oferecer nenhum limite de largura de banda, ou seja, você pode navegar em alta velocidade até na versão sem custos. Por outro lado, só é possível acessar uma localização e cadastrar um dispositivo.

A VPN traz vários recursos da versão paga, como criptografia, kill switch (usado para encerrar a conexão quando houver instabilidade), proteção antiphishing e mecanismos contra vazamentos de endereço IP e DNS.

Continua após a publicidade

2. Atlas VPN

A versão gratuita do Atlas VPN dá acesso a servidores de até três localizações diferentes e não possui limites de velocidade. A principal vantagem com relação a outros nomes da lista é a possibilidade de usá-la em quantos dispositivos você quiser, sem ter que deslogar de um aparelho para acessá-la em outro.

O serviço conta com várias ferramentas para a proteção de dados, incluindo o kill switch que evita expor a localização e situações de instabilidade. 

Continua após a publicidade

3. ProtonVPN

O ProtonVPN é uma das principais opções para usar uma rede privada virtual sem gastar nada. O serviço possui servidores ilimitados em até cinco localizações diferentes e não inclui nenhum limite de consumo de dados durante a navegação, limitada a um dispositivo por vez. 

A empresa informa que a velocidade de conexão é considerada média, mas não entra em números específicos. Além disso, é possível usar criptografia e protocolo kill switch para encerrar a conexão em caso de instabilidade

Continua após a publicidade

Por outro lado, se você considera gastar para ter um serviço mais completo, pode conferir uma lista com os melhores provedores de VPN no mercado.