Publicidade

Como usar VPN no celular | Guia Prático

Por| Editado por Claudio Yuge | 18 de Março de 2022 às 15h50

Link copiado!

Stefan Coders/Pixabay
Stefan Coders/Pixabay

Para uma navegação privada, é muito importante saber como usar VPN no celular. Muito comuns em computadores, as redes privadas virtuais também podem ser acessadas pelo celular, proporcionando uma conexão com criptografia em tempo real.

Android e iOS possuem recursos nativos para acessar uma VPN. Em ambos os casos, é possível inserir manualmente as informações de acesso e conectar com a rede privada. Por outro lado, aplicativos de VPN simplificam o processo e preenchem essas informações automaticamente.

🛒 Assine a NordVPN a partir de R$ 12,90/mês

Continua após a publicidade

Os provedores de VPN normalmente são pagos, mas alguns serviços podem oferecer períodos de teste ou uma versão gratuita limitada. É importante tomar muito cuidado com softwares de VPN completamente gratuitos, pois podem oferecer riscos de vazamentos de dados.

Para esse artigo, foi usada a versão gratuita do Proton VPN (Android | iOS), mas os processos são similares entre apps. Veja, a seguir, como usar VPN no celular!

Como conectar VPN no Android

  1. Abra as configurações do Android e toque na aba “Conexões”. Em seguida, selecione “Mais configurações de conexão”;

  2. Na próxima tela, toque em “VPN”;

  3. Toque no ícone de três pontos e selecione “Adicionar perfil de VPN” para começar a preencher as informações. Caso se conecte a uma VPN por meio de aplicativo, as informações são armazenadas nessa tela.
Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Nesse espaço, é possível gerenciar todos os perfis de VPN cadastrados. Você pode desconectar, remover opções ou até mesmo manter a conexão durante todo o tempo.

Como conectar VPN no iPhone

  1. Abra a tela “Ajustes” e selecione a aba “Geral”. Em seguida, vá até “Gerenciamento de VPN e dispositivos”;

  2. Na próxima tela, toque em “VPN”;

  3. Por fim, selecione “Adicionar configuração de VPN” para inserir as informações manualmente. Ao conectar a uma VPN por aplicativo, os detalhes são armazenados nessa tela.
Continua após a publicidade

Como usar VPN no celular com o Proton VPN

  1. Faça o download do Proton VPN e crie uma conta na plataforma;

  2. Em seguida, abra o aplicativo e toque no botão ao lado dos locais disponíveis para escolher uma região;

  3. Uma lista de servidores será exibida. Toque em um deles para iniciar a conexão;

  4. Por fim, Android e iOS exibem um aviso na tela. Toque em “Permitir” para que o aplicativo preencha com as informações do VPN e conecte à rede.
Continua após a publicidade

Aguarde pela conexão e comece a usar o celular com uma VPN. No Android, a conexão privada é simbolizada com um ícone de chave, enquanto o iOS exibe um ícone com a sigla “VPN” no topo da tela.

Como desconectar a VPN no celular

Para desconectar uma VPN do celular, é possível realizar esse caminho pelo próprio aplicativo ou nas configurações. No app, toque novamente no ícone de ligar o servidor para encerrar a conexão. Nas configurações, acesse a tela de gerenciamento de VPN no Android ou iOS e escolha entre esquecer a rede ou apenas desconectá-la.