Publicidade

Vazamento de 16 bilhões de credenciais afeta contas de Google, Apple e Telegram

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

Pesquisadores de cibersegurança do site Cybernews alegam que houve um vazamento de dados com mais de 16 bilhões de credenciais de login. A brecha — uma das maiores da história, caso confirmada — incluiria dados de contas de Google, Apple, GitHub e Telegram, além de serviços governamentais.

As teriam sido expostas em diferentes conjuntos de dados, todos considerados inéditos pela fonte original. Desde o começo do ano, seriam mais de 30 bases de dados descobertas, com registros que variam na casa de dezenas de milhões a até 3,5 bilhões num único caso. 

Os pesquisadores informam que novos conjuntos surgem ao longo dos meses e alertam para a possibilidade de ataques contínuos em larga escala. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Grande bolo de vazamentos

A maioria dos dados seria uma mistura de malwares de roubo de dados, conjuntos de preenchimentos de credenciais e vazamentos anteriores.

Porém, como os conjuntos não foram comparados, é provável que exista sobreposição (as mesmas credenciais de uma conta poderiam aparecer em vazamentos diferentes, por exemplo).

A estrutura dos dados, segundo os pesquisadores, seria composta de URL, detalhe de login e senha — padrão frequentemente seguido pelos infostealers (apps maliciosos que roubam informações sensíveis).

Por outro lado, a Cybernews afirma que os vazamentos foram expostos brevemente, a ponto de os pesquisadores conseguirem identificar o ocorrido, mas não rastrearem quem foram os responsáveis.

Até o momento, as empresas supostamente afetadas não se manifestaram sobre o ocorrido.

Como saber se você teve dados vazados

Enquanto novas informações sobre o caso não são divulgadas, você ainda pode conferir se outras credenciais suas foram vazadas anteriormente.

Continua após a publicidade

O site Have I Been Pwned? (haveibeenpwned.com) junta informações de episódios anteriores e informa se o seu endereço de e-mail já foi exposto.

Além disso, o navegador Google Chrome tem uma aba de check-up de senhas nas configurações em que é possível ver quais palavras-passe foram comprometidas ou são consideradas fracas.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: você sabe como proteger os dados do seu celular?

Fonte: Cybernews