Publicidade

Recebeu um e-mail falso que se passa pelo Google? Entenda como ocorre o golpe

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Unsplash
Reprodução/Unsplash

Golpistas estão enviando e-mails falsos que se passam pelo Google com uma suposta intimação que exige os dados sigilosos do usuário, informou a Kaspersky em um relatório publicado na sexta-feira (30). Com a tática de phishing, os agentes maliciosos visam invadir a conta do Google da vítima.

O golpe é feito a partir do envio de um comunicado que segue a mesma identidade visual do Google. Nele, há uma falsa intimação que exige o acesso a informações da conta devido a uma questão legal. 

A mensagem simula um alerta do sistema de segurança do Google, assim como mostra o número de ticket do suporte do caso e identificação da conta. No final, o e-mail ainda informa que é possível saber mais sobre o caso ao clicar em um link. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O golpe se torna mais difícil de identificar pelo formato praticamente idêntico ao do Google, que utiliza o endereço "no-reply@accounts.google.com" como o remetente da mensagem — a mesma identificação usada pela empresa. 

O site em que o usuário é direcionado também simula a página de suporte do Google, pois contém o domínio oficial do Google, pois se trata de um portal hospedado no Google Sites, com o endereço "sites.google.com". 

Contudo, apesar de parecer um endereço legítimo, as páginas de suporte do Google estão localizadas em "support.google.com"

Para a abordagem Os golpistas se aproveitam da própria infraestrutura do Google para criar o domínio "sites.google.com", usando o Google Sites, que é o construtor de páginas da empresa. Contudo, esse endereço não tem relação com a página de suporte oficial do Google.

Como se proteger

Para não cair em golpes e não dar acesso a seus dados para golpistas, é preciso dar atenção aos seguintes pontos:

  • Consulte os dados do remetente, prinpalmente o campo "enviado por" em que endereços alterados podem aparecer;
  • Confira sempre quais são as páginas oficiais;
  • Sempre desconfie de mensagens imediatistas no e-mail;
  • Evite clicar em links em e-mails. 
Continua após a publicidade

Leia mais:

VÍDEO: PARE de pagar as suas contas por E-MAIL