Publicidade

Sites falsos exploram 'onda Labubu' para aplicar golpes; veja como se proteger

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Unsplash
Reprodução/Unsplash

O Labubu, boneco que virou febre nos últimos meses, virou alvo para aplicação de golpes na Internet. Golpistas utilizam sites falsos em português e demais idiomas para se passar por vendedores oficiais e roubar dados dos compradores. 

A Kaspersky, empresa de cibersegurança, detectou uma proliferação em sites que fingem ser revendedores oficiais do brinquedo

Os portais identificados, até o momento, estão em português, espanhol, húngaro e francês. Eles possuem identidade visual semelhante à da Pop Mart, loja oficial dos bonecos, e oferecem grandes descontos e edições exclusivas do Labubu para atrair pessoas interessadas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A intenção dos golpistas é induzir a vítima à inserir seus dados bancários, números de cartões e outras informações pessoais.

Entre as táticas dos golpistas, está o uso de frases como “produtos originais importados do Japão” e “loja oficial Labubu”. Há também registros de sites que descreveram a história de criação do boneco para atração de compradores. 

“Vemos ofertas com descontos urgentes o tempo todo, que se aproveitam da ansiedade dos compradores para, neste caso, conseguir bonecos raros. Essas plataformas fraudulentas agora aparecem em vários idiomas, o que amplia seu alcance”, afirma o diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina, Fabio Assolini.

O Labubu, personagem criado pelo estúdio Kasing Lung em parceria com Pop Mart, tem feito sucesso ao redor do mundo. 

O boneco, em sua versão original, vem em uma caixa surpresa, que pode conter qualquer uma das suas diferentes edições. Há, inclusive, edições raras do brinquedo que chegam a custar aproximadamente R$ 15 mil.

Como identificar lojas fraudulentas

O ideal para não cair em golpes é conhecer as práticas utilizadas pelos golpistas. Veja abaixo algumas dicas para identificar lojas fraudulentas.

Continua após a publicidade
  • Compre somente de revendedores oficiais, como a própria Pop Mart, e, no caso de outros sites, pesquise sobre para identificar sua procedência;
  • Verifique a URL do site, se não tem erros de digitação, caracteres incomuns, e se possuí o prefixo “https”, e não apenas “http”;
  • Desconfie sempre de ofertas muito boas, e de expressões como “edição limitada”, “edição exclusiva”, “oferta por tempo limitado”;
  • Se suspeitar de um site, não compartilhe informações pessoais e dados bancários.

Veja também:

VÍDEO: Cuidado com o que você pede para o ChatGPT (tem jeito certo de perguntar para a IA?)

Continua após a publicidade