Como recuperar uma conta do Facebook invadida ou hackeada

Como recuperar uma conta do Facebook invadida ou hackeada

Por Kris Gaiato | Editado por Guadalupe Carniel | 28 de Janeiro de 2022 às 13h55
Unsplash/Solen Feyissa

Quer saber como recuperar a conta do Facebook? Se você perdeu as credenciais de acesso ou teve o seu perfil invadido, isso pode resolver o problema. O processo de recuperação, inclusive, é muito eficaz e dispensa burocracias desnecessárias.

Para começar, existem diferentes maneiras de recuperar uma conta do Facebook. A mais simples e, também mais utilizada, é através da criação de uma nova senha. Isso, no entanto, deve ser feito com cautela. Se há um invasor no seu perfil, ele possui dispositivos conectados com as suas credenciais.

Portanto, apenas trocar a senha pode não ser suficiente. A dica é sair de todos os dispositivos, opção que é oferecida durante o processo. Se você precisa de ajuda para recuperar a senha do Facebook, saiba que o Canaltech possui um tutorial completo sobre o assunto.

Na hipótese de o invasor ter alterado a senha e mudado os métodos de recuperação (e-mail e/ou telefone), essa estratégia não pode ser utilizada. Nesse cenário, é preciso seguir um caminho um pouco mais trabalhoso.

Como recuperar uma conta do Facebook

Antes de prosseguir, contudo, você deve avaliar o motivo pelo qual o acesso à conta não está acontecendo. Afinal, o problema nem sempre resulta de uma invasão. Felizmente, existem alguns sinais que podem te ajudar a obter uma conclusão mais concreta.

  • Postagens estranhas feitas pelo seu perfil;
  • Mensagens que você não escreveu tiverem sido enviadas;
  • Alteração de e-mail ou senha sem sua permissão;
  • Pedidos de amizade enviados para pessoas que você não conhece;
  • Seu nome de perfil ou aniversário foram alterados.

Se pelo menos um desses indícios for identificado, as chances de invasão são grandes. Siga as instruções abaixo para recuperar o seu acesso.

1. Acesse o link de recuperação do Facebook (Android l iOS l Web) e clique no botão “Minha conta está comprometida”. Em seguida, informe o e-mail ou número de telefone vinculados ao perfil. Na próxima página, informe a senha atual ou a antiga;

Para recuperar uma conta do Facebook, acesse o link indicado e informe que o perfil foi invadido (Captura: Kris Gaiato)

2. Agora, selecione o que você notou de errado na conta e clique em “Continuar”;

Escolha uma das situações apresentadas pelo Facebook (Captura: Kris Gaiato)

3. Com isso, a plataforma iniciará as etapas de recuperação. Nesse processo, será analisado se as últimas ações foram realizadas por você ou por um invasor. Ao final, a segurança do perfil também será reforçada. Para prosseguir, clique em “Continuar”;

Para acessar um Facebook invadido, é preciso analisar as últimas ações da conta (Captura: Kris Gaiato)

4. Crie um novo código de acesso e, no campo abaixo, reescreva-o. Nessa etapa, lembre-se de criar uma senha realmente segura. Como de praxe, o Canaltech te ensina como fazê-lo;

Logo de início, o usuário pode criar uma nova senha (Captura: Kris Gaiato)

5. A partir de então, a análise de atividades da conta será iniciada. O Facebook vai mapear ações recentes, como aplicativos conectados, comentários, posts e outros. Verifique cada uma delas e informe quais foram realizadas pelo invasor. Se encontrar uma ação sua, clique em “Pular”.

Verifique com a atenção cada atividade apresentada e informe se ela foi realizada pelo invasor (Captura: Kris Gaiato)

Ao final do processo, com a verificação concluída e uma nova senha em mãos, você será encaminhado para o Feed de Notícias. Para evitar que a sua conta seja invadida novamente, ative a autenticação em dois fatores e redobre a atenção com os perigos da Web.

Se você deseja realizar a recuperação pelo celular, saiba que o link de recuperação pode ser aberto pelo navegador. Mas, durante os testes feitos pelo Canaltech, a página apresentou diversos erros. Por isso, é recomendável utilizar um PC.

Por fim, você deve saber que é possível reverter algumas mudanças do invasor, sobretudo se o endereço de email associado à conta for alterado. Quando isso ocorre, o Facebook envia uma mensagem para a conta de email anterior com um link especial. Basta clicar nesse link proteger a sua conta.

Fonte: Facebook

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.