Como recuperar uma conta invadida do Facebook

Como recuperar uma conta invadida do Facebook

Por Dácio Castelo Branco | Editado por Claudio Yuge | 05 de Novembro de 2021 às 22h00
Pexels/Pixabay

O Facebook é inegavelmente um fenômeno de popularidade, usado por mais de 1 bilhão de pessoas no mundo inteiro. Porém, como qualquer site que precisa de uma conta, às vezes usuários podem se confundir e esquecer suas credenciais de acesso ou, em casos mais graves, serem invadidos.

Não entre em pânico ainda, caso acredite que isso aconteceu com você. Ter um serviço na internet é trabalhar com a possibilidade de criminosos tentarem comprometê-lo, e é por isso que a plataforma criada por Mark Zuckerberg apresenta formas de usuários recuperarem suas contas. Explicamos o passo a passo a seguir.

Como recuperar uma conta do Facebook

Antes de prosseguir, é preciso avaliar a razão pelo qual o acesso à conta não está acontecendo. Para isso, é necessário prestar atenção em alguns detalhes, que são considerados os principais sinais de uma invasão:

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

  • Postagens estranhas feitas pelo seu perfil;
  • Alteração de e-mail ou senha sem sua permissão
  • Pedidos de amizade enviados para pessoas que você não conhece;
  • Seu nome de perfil ou aniversário foram alterados;

No caso de um ou mais dos sinais acima serem identificados, as chances são grandes de sua conta ter sido invadida. Nessa situação, para recuperar o acesso é necessário seguir os seguintes passos:

Imagem: Captura de Tela/Dácio Augusto/Canaltech

Visite a página de recursos de contas invadidas do Facebook, disponível aqui, e clique no botão "Minha conta está comprometida" para iniciar o processo.

Imagem: Captura de Tela/Dácio Augusto/Canaltech

Digite seu endereço de e-mail ou número de telefone para procurar sua conta e, em seguida, clique em Pesquisar. Digitar só o nome pode funcionar em casos de nomes menos conhecidos, mas na maioria das vezes o mais aconselhável é usar o celular ou o endereço eletrônico, mesmo.

Imagem: Captura de Tela/Dácio Augusto/Canaltech

O Facebook, após achar a conta, pedirá que você digite alguma senha que já foi usada nela. Isso é bom em casos de invasão, já que possivelmente a credencial foi alterada pelos criminosos.

Imagem: Captura de Tela/Dácio Augusto/Canaltech

Por você ter inserido uma senha antiga, o Facebook lhe dará a opção de proteger sua conta, a partir de um link para redefinir a senha enviado para o e-mail associado a conta. Caso você não tenha acesso ao endereço informado, ou o invasor tenha alterado as configurações, escolha a opção "Não tenho mais acesso" e digite o outro endereço que a plataforma pode usar para recuperação da senha.

Após seguir todos esses passos, um e-mail será enviado pelo Facebook possibilitando a redefinição de sua senha. Basta seguir as instruções da mensagem para voltar a ter acesso e controle total de sua conta na rede social.

Aviso: Em alguns casos, o Facebook pode pedir uma verificação adicional. Se isso acontecer com você, basta tirar uma foto ou digitalizar seu RG ou outro documento de identidade e mandar para a plataforma, conforme solicitado.

Fonte: Facebook

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.