Smart TVs são usadas para aplicar golpes e cobrar falsas taxas dos usuários
Por Felipe Demartini • Editado por Wallace Moté |
Golpistas estariam comprometendo os sistemas de smart TVs para aplicar golpes do falso suporte técnico ou exigir pagamentos para uma suposta ativação de serviços que, na verdade, não existe. Sites fraudulentos e sistemas de transmissão de conteúdo seriam as armas desse tipo de ataque, que podem visar também o roubo de dados financeiros ou informações pessoais.
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O ataque foi motivo de alerta do Better Business Bureau, espécie de equivalente americano das nossas associações comerciais. Em nota, o órgão pede que os usuários fiquem atentos a eventuais cobranças ou mensagens de erro, principalmente se solicitarem dados de cartão de crédito para pagamento de supostas taxas de ativação ou números de telefone para contato com o suporte.
Do outro lado da linha estará um golpista se passando por representante da Netflix ou outro serviço de entretenimento. De acordo com o Better Business Bureau, nestes casos, a solicitação pode vir em forma de pedidos de dados de cartão de crédito ou compra de cartões presentes em serviços online, como Google Play e Apple App Store, em uma alternativa que, simplesmente, não funciona como método de pagamento em plataformas assim.
Em um dos casos citados pelo órgão, um cidadão americano disse ter sido instruído a adquirir US$ 300, aproximadamente R$ 1.500, em vales da loja de Xbox, em troca de uma suposta proteção contra invasões em suas contas. Em outro, um usuário dos set-top boxes da marca Roku viu um pop-up aparecer na tela solicitando o pagamento de uma taxa para continuar usando a plataforma — que não cobra mensalidades ou taxas além dos valores dos próprios aparelhos.
Para exibir tais mensagens, os criminosos estariam se aproveitando de sistemas de transmissão aberta, disponíveis nos televisores inteligentes. Ao detectar um sinal que permite a exibição de conteúdo na tela da TV, eles podem usar um computador ou smartphone para mostrar as janelas de cobrança ou pedido de contato, tentando ludibriar os usuários, principalmente aqueles com pouca intimidade com a tecnologia.
Como evitar golpes a partir de smart TVs?
A recomendação do Better Business Bureau é que os cidadãos prestem atenção a solicitações como as citadas. Ao se depararem com números de contato ou pedidos de pagamento, é importante chegar se os dados batem com os oficiais dos streamings e plataformas digitais, com o contato não devendo ser realizado caso haja algum problema.
Desconfie, por exemplo, de solicitações de taxas extras em serviços de entretenimento que já cobrem assinaturas mensais. Sites fraudulentos, também, não terão o mesmo endereço dos oficiais, outro ponto que deve ser checado pelo usuário para garantir que está diante de um contato legítimo, de empresa reconhecida.
No caso específico dos televisores, ainda, vale a pena observar se a janela aparece a partir do aplicativo do serviço que alega ser ou se está sendo transmitida por um serviço de terceiro. Ao menor sinal de dúvida, busque auxílio junto ao suporte das plataformas, a partir de sites oficiais e seus serviços de atendimento, não passando dados ou realizando pagamentos em outros domínios.
Fonte: Better Business Bureau