Publicidade
Conteúdo apoiado por
Ir para o site do Surfshark!

Como se prevenir contra as principais ameaças em celulares

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Montagem/Canaltech
Montagem/Canaltech

Todo mundo tem um celular no bolso e, a partir dos aparelhos, acessamos nossas informações pessoais, redes sociais, contas bancárias e até rotinas de exercícios, deslocamento e trabalho. Esse aspecto unificador, também, é de ouro para golpistas e criminosos, que estão sempre de olho nos dados, credenciais e, principalmente, contaminações que possam gerar ganho financeiro rápido. Saber se proteger, em um ambiente como esse, é essencial.

Passando-se por atendentes ou representantes de bancos, empresas ou serviços, os bandidos solicitam informações ou demonstram conhecer o usuário — muitas vezes a partir de dados vazados anteriormente ou pesquisas online — e, quando a vítima morde a isca, solicitam um código de verificação do atendimento. Os dígitos, na realidade, correspondem à validação do WhatsApp, que está sendo ativado em outro aparelho enquanto a conversa acontece. Uma vez completado o golpe, o atingido só percebe o que aconteceu quando perde acesso ao mensageiro.

Via de regra, nenhum atendimento online vai solicitar códigos de validação enviados ao celular, enquanto, da mesma forma, esse é um tipo de golpe comum não apenas para clonar o WhatsApp, mas também para burlar outros mecanismos de verificação em duas etapas. Na dúvida sobre um contato desse tipo, prefira ignorar mensagens ou ligações e busque o atendimento por meios oficiais para confirmar as solicitações.