Publicidade

Como ativar a autenticação em duas etapas nas redes sociais

Por| 14 de Dezembro de 2020 às 19h10

Link copiado!

Canaltech
Canaltech

Brechas de segurança, comprometimentos de dados e falhas que levam à exposição de dados das pessoas acontecem quase todos os dias, e quem acompanha o noticiário de tecnologia sabe bem. Golpes estão por todo lado, com indivíduos mal-intencionados tentando obter informações que levem a novas aberturas para fraudes ou golpes. Felizmente, também existem alguns mecanismos que ajudam a manter as contas protegidas.

Um dos principais, e que costuma ser recomendação imediata dos especialistas, é a autenticação em duas etapas. O sistema ajuda a defender os perfis em redes sociais, por exemplo, de acessos indevidos por pessoas que efetivamente possuem a sua senha, seja através de vazamentos de dados, comprometimentos em dispositivos ou outros tipos de fraude.

De maneira geral, a ideia é criar um sistema que gere um código único e temporário, além da senha, que valide a legitimidade do acesso. Essa verificação pode acontecer por meio de SMS, um dos métodos menos seguros, pois é suscetível a uma eventual clonagem do número, ou com o uso de um aplicativo autenticador, ou ainda por meio de uma conta que já esteja validada e logada em outro dispositivo. Tudo, como dito, de maneira a evitar que alguém que tenha suas credenciais, mas não tenha sido autorizado por você, de acessar suas informações de forma indevida.

Continua após a publicidade

Confira agora como habilitar a autenticação em duas etapas nas principais redes sociais

Twitter

Na plataforma, a verificação em dois fatores pode ser ativada por meio do menu de configurações, na opção “Conta”, e depois, “Segurança”.

Continua após a publicidade

A opção “Autenticação em duas etapas” será a primeira da lista. Na tela seguinte, você poderá escolher o tipo de verificação que será feita, entre mensagens de texto ou aplicativos de autenticação, assim como outros métodos alternativos de recuperação, como códigos únicos de backup, que permitem o acesso em caso de perda de dispositivos, ou senhas temporárias para perfis compartilhados ou que tenham integração com serviços de terceiros.

Facebook

Continua após a publicidade

Na rede social, o processo envolve o acesso ao menu "hambúrguer", na parte inferior direita da tela, e depois o clique em “Configurações e privacidade”. Depois, clique novamente em “Configurações”.

Nas opções, escolha “Segurança e login” e na sequência, vá à opção “Usar autenticação de dois fatores”. Na tela seguinte, é possível escolher o método de verificação, com o Facebook dando preferência a aplicativos de autenticação externos, que fornecem códigos temporários, que podem ser usados ao lado de códigos de uso único para caso de perda ou roubo do dispositivo. Porém, também é possível configurar a checagem por meio de SMS, neste mesmo menu.

TikTok

Continua após a publicidade

No aplicativo, acesse o menu de configurações e, na opção “Segurança”, você estará diante da opção direta para a ativação da verificação em duas etapas.

Na tela seguinte, é possível selecionar o método de verificação, com a rede social oferecendo opções de autenticação por SMS ou e-mail. Dependendo da escolha, também é possível validar números de telefone ou endereços eletrônicos para receber as notificações e confirmações de login, além de checar a lista de dispositivos conectados em busca de eventuais acessos não autorizados.

Continua após a publicidade

Instagram

O processo de ativação na rede social envolve o acesso ao próprio perfil, pelo ícone no canto direito da tela e, depois, um clique no menu "hambúrguer", na parte superior direita. Depois, clique em “Configurações”.

Continua após a publicidade

No menu, acesse a opção “Segurança” e, na sequência, “Autenticação de dois fatores”. Aqui, também é possível escolher entre o uso de um aplicativo autenticador ou o envio de um código para um número de telefone, além de configurar sequências permanentes caso o dispositivo usado para validação não possa ser utilizado.

Sobre aplicativos autenticadores

Como citado na maioria dos casos, o método mais seguro de verificação em dois fatores, e também a opção preferida de muitos serviços, é o uso de apps externos que gerem códigos aleatórios e temporários para acesso. Assim, ao acessar um serviço pela primeira vez em um novo aparelho, o usuário não depende do envio de e-mails ou mensagens de texto, além de estar mais protegido contra clonagens ou comprometimentos adicionais.

Continua após a publicidade

Diversas opções estão disponíveis no mercado, com a escolha de qual será utilizado ficando nas mãos do usuário. Entre os mais populares estão o Google Autenticador ou o Microsoft Autenticador, além do LastPass Authenticator e o Authy, que funciona não apenas no celular, mas também compartilha as chaves de verificação com outras plataformas.

Seja qual for a escolha, o sistema normalmente envolve a leitura de um código QR, emitido por um serviço, no aplicativo de autenticação. A partir daí, os dígitos de verificação começarão a ser gerados e estarão disponíveis sempre que for necessário. Vale a pena lembrar, claro, que os códigos são temporários e substituídos periodicamente, portanto, não há a necessidade de anotar ou armazenar as senhas para uso posterior, já que elas funcionam apenas no momento do login.

Mecanismo de segurança está disponível no Twitter, Facebook, Instagram e maioria das plataformas, servindo como uma verificação adicional após a inserção da senha de acesso em novos dispositivos, protegendo contra roubos de informação e comprometimentos