Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como gerar códigos de verificação em duas etapas no PC

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Fevereiro de 2024 às 09h45

Link copiado!

Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

Na maioria dos casos, a verificação em duas etapas por aplicativo autenticador é feita com ferramentas para celulares, com o Google Authenticator sendo o exemplo mais popular. Porém, existem formas de gerar códigos de verificação no PC com a ajuda do WinAuth, disponível para Windows, e do Step Two no macOS.

Como gerar código de verificação no Windows

No lugar de escanear um QR Code, o WinAuth usa uma sequência alfanumérica associada ao código para vincular a verificação em duas etapas. O aplicativo é compatível com logins de Google, Windows, Battle.net e Steam, além de importar os dados de outros softwares, como o autenticador da Microsoft

Continua após a publicidade
  1. Baixe o WinAuth (Windows);
  2. Instale e abra o aplicativo;
  3. Clique em “Add” e escolha uma plataforma;
  4. Siga as instruções para vincular o cadastro;

  5. Retorne à tela principal do WinAuth para ver o código.

O app também permite proteger os acessos por senha e criptografar as informações de forma local no dispositivo usado.

Como gerar código de verificação no macOS

No macOS, a alternativa é usar o Step Two, também disponível para iOS. É recomendável usar o app para iPhone para escanear os códigos, que ficam sincronizados no iCloud e podem ser acessados no computador.

Continua após a publicidade
  1. Baixe o Step Two (macOS);
  2. Abra o app;
  3. Clique no ícone de “+”;
  4. Selecione “Ler código QR de duas etapas”;
  5. Faça a leitura do código.

Por que não posso usar o Google Autenticador no PC?

Como gerar códigos do Google Authenticator é uma tarefa exclusiva dos celulares, a empresa não fornece uma versão oficial do software de verificação em duas etapas para o PC. Extensões para o navegador Google Chrome até estão disponíveis, mas o uso não é recomendado devido ao caráter de segurança que envolve a autenticação.

Continua após a publicidade

O uso dos celulares para essa função é muito mais comum, principalmente pelo fato de ser um dispositivo pessoal e que não é tão fácil de ser acessado por outras pessoas como um PC — o processo é mais seguro do que receber um SMS e você não pode printar a tela no Android, por exemplo. Aliás, a própria Microsoft não disponibiliza o autenticador da empresa em computadores.

Se você quiser manter o processo de segurança no celular, pode conhecer algumas das principais opções para Android e iOS