Como ativar a verificação em duas etapas do Instagram
Por Kris Gaiato • Editado por Guadalupe Carniel |
Se você quer elevar a segurança das suas redes sociais, deve adotar algumas medidas, como a autenticação no login. Que tal começar por uma das principais plataformas e aprender a ativar a verificação em duas etapas do Instagram?
- Como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp
- Como ativar a verificação em duas etapas do Gmail
O processo, ainda que não seja intuitivo, é bastante necessário. Ainda que as senhas prometam proteger os usuários, elas deixaram de ser suficientes há tempos. Com a frequência de vazamentos, a evolução de sistemas de combinação e a esperteza dos invasores, é uma questão de tempo até que o seu perfil seja um alvo.
Atualmente, existem três métodos de verificação disponíveis: WhatsApp, SMS e aplicativos de autenticação. Ao selecionar um deles, o Instagram enviará uma combinação por um desses meios. Ainda que às primeiras opções sejam válidas, os aplicativos são a solução mais confiável. Além disso, é fornecido um conjunto de códigos reserva que salvarão a sua pele caso você perca acesso ao método escolhido.
1. Acesse o Instagram (Android l iOS l Web) e, na tela de perfil, clique no menu de três traços. Feito isso, selecione “Configurações” e, depois, “Segurança”;
2. Finalmente, toque sobre “Autenticação de dois fatores” e veja as diferentes modalidades. Entre elas, está o envio de código via WhatsApp ou SMS, os apps de autenticação e métodos adicionais (que incluem os códigos de reserva). Escolha uma das opções e, na tela seguinte, habilite o recurso.
Se você optar pelo SMS, basta informar o seu número de telefone. No caso do WhatsApp, também é preciso fornecer esse dado. Antes de enviar o código para a sua conta na plataforma, o Instagram enviará um SMS de confirmação.
Para aqueles que aderiram aos aplicativos de autenticação, o processo é um pouco mais longo. É preciso instalar um dos apps disponíveis no seu celular e, depois disso, conectar o seu perfil do Instagram a ele. Em uma oportunidade anterior, ensinamos esse processo no Google Authenticator, mas existem muitos programas alternativos a ele.