Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bandidos estão “roubando” lives de famosos para ganhar dinheiro no TikTok

Por| Editado por Claudio Yuge | 10 de Novembro de 2021 às 19h40

Link copiado!

Reprodução/Tenable
Reprodução/Tenable
Tudo sobre TikTok

Gravações de transmissões ao vivo e conversas com fãs realizadas por grandes celebridades estão sendo usadas por criminosos na aplicação de golpes por meio do TikTok. Os vídeos são reproduzidos em perfis falsos com o intuito de arrebanhar um grande número de seguidores e, depois, obter dinheiro, vender produtos de procedência duvidosa ou levar os usuários a sites suspeitos ou de conteúdo adulto.

Basta dar uma olhada em algumas das celebridades cujas transmissões foram usadas para essa finalidade para entender o potencial de alcance do golpe. São nomes como Avril Lavigne, Billie Eilish, Chris Pratt, Dwayne “The Rock Johnson” e tantos outros, assim como webcelebridades e até perfis focados em animais de estimação, ASMR, covers musicais ou memes. Em alguns casos, as lives são gravadas a partir de perfis oficiais no próprio TikTok, enquanto em outros, foram utilizados materiais exibidos no Instagram, Twitter e outras plataformas.

O alerta foi feito pelo engenheiro de segurança Satnam Narang, da Tenable, que avaliou a prática. Ela tenta se aproveitar dos próprios algoritmos da rede social, que costumam indicar conteúdos que estão gerando movimentação e contas com grandes números de seguidores a cada vez mais usuários. De acordo com ele, se antes a publicidade paga por criminosos era o caminho para chegar até as possíveis vítimas, agora são as falsas lives que fazem esse papel.

Continua após a publicidade

Antes de iniciarem esse trabalho, os criminosos precisam atingir uma marca mínima de 1.000 seguidores, exigida pelo TikTok para que os perfis possam transmitir ao vivo. Isso é feito com o uso de conteúdos virais também roubados de outras contas, principalmente desafios que incentivam os usuários a seguirem e deixarem uma curtida. Depois, a conta é manipulada para se tornar semelhante à de uma celebridade e passa a realizar as lives de forma contínua.

O objetivo final é obter Gifts que podem ser dados pelos usuários e constituem o principal mecanismo de monetização do TikTok. “Os espectadores enviam [itens] na esperança de chamar a atenção das supostas celebridades ou criadores de conteúdo, ainda que nenhum dos vídeos usados peça explicitamente [por isso]”, explica Narang. De acordo com a análise, uma única transmissão falsa pode obter de 50 a 200 presentes, resultando em algumas centenas de dólares por live fraudulenta, retirados pelos golpistas por meio de contas no PayPal.

Uma segunda categoria de fraude envolve a venda de itens por valores bem acima dos praticados no mercado. Normalmente, são artigos adquiridos por sites chineses e revendidos por meio de sistemas de dropshipping, mas que ganham valor aos olhos dos usuários por estarem sendo divulgados ao lado de lives falsas com celebridades. O mesmo também vale para a divulgação de sites fraudulentos, principalmente de conteúdo adulto, com os bandidos recebendo comissões a cada cadastro pago realizado.

Continua após a publicidade

Narang pede cautela aos usuários na interação com perfis que estejam transmitindo ao vivo, principalmente no que toca o acesso a links e o envio de presentes. O ideal é buscar apenas as plataformas oficiais usadas pelas celebridades preferidas e utilizar os sistemas de denúncia do próprio TikTok para indicar à plataforma as fraudes de identidade envolvendo famosos.

Fonte: Tenable