Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Após ataque cibernético, Google retira carrossel do Twitter em pesquisas na web

Por| 16 de Julho de 2020 às 23h30

Link copiado!

Google Discovery
Google Discovery
Tudo sobre Twitter

Por conta do recente incidente cibernético sofrido pelo Twitter, a Google decidiu retirar seu tradicional carrossel que mostra tweets relevantes em resultados de pesquisas feitas pelos usuários. A mudança foi percebida pelos próprios internautas e até agora não foi comentada publicamente pela Gigante das Buscas.

A Google e o Twitter possuem uma parceria de integração desde 2015, quando o mecanismo de busca passou a exibir, de forma destacada, conteúdos da rede social que fossem considerados relevantes para as pesquisas efetuadas em seu motor.

Porém, como podemos comparar na screenshot logo abaixo, essa amizade parece ter chegado ao fim. Agora, o site de pesquisas exibe perfis do Twitter como um resultado comum, sem qualquer tipo de destaque. É impossível saber se tal alteração é algo pontual para impedir a disseminação de eventuais conteúdos fraudulentos ou se é uma decisão definitiva por parte da companhia de Sundar Pichai.

Continua após a publicidade

Perfil de Trump possuía segurança extra

Na noite desta última quarta-feira (15), o Twitter foi vítima de um ataque cibernético que resultou no uso de ferramentas administrativas internas por parte de golpistas. Os atacantes usaram tais ferramentas para ganhar acesso aos perfis de figuras famosas, como Elon Musk, Barack Obama, Kanye West e Joe Biden, publicando scams de criptomoedas em nome dos próprios.

Uma das principais dúvidas, especialmente entre as autoridades estadunidenses, era a respeito da integridade do perfil do presidente Donald Trump, usuário ávido da rede social. Porém, em uma reportagem publicada sobre o ocorrido, o jornal The New York Times garante que a conta de Trump possui recursos adicionais de proteção “devido a incidentes passados”. As fontes do veículo são anônimas, mas ligadas à Casa Branca e ao Twitter.

Continua após a publicidade

Não sabemos, porém, como funcionam exatamente tais medidas adicionais. Contudo, é bem provável que elas tenham sido implementadas em 2017, depois que um ex-funcionário da rede social decidiu “comemorar” sua demissão apagando o perfil do republicano.

Fonte: Search Engine Land, The Verge