AirTags da Apple podem revelar localização; veja como saber se foi rastreado
Por Dácio Castelo Branco • Editado por Claudio Yuge |
A AirTag da Apple é um produto que tem como objetivo ajudar no rastreamento de objetos, como chaves ou mochilas. Mas considerando a forma de funcionamento do dispositivo, utilizando diversos tipos conexões e sinais com GPS para registrar o posicionamento do item, sempre existe o risco de alguém poder estar, na verdade, usando esse sistema para localizar uma pessoa, a partir de discretos eletrônicos.
A Apple colocou na AirTag uma série de medidas para impedir o rastreamento direto de pessoas pelo aparelho, mas nada impede que alguém coloque o dispositivo no carro de uma pessoa e siga cada um de seus passos, por exemplo.
E, se levarmos em conta o cenário atual de crimes de abusos e stalkers, monitorar a localização da vítima é algo preocupante, e fora da esfera legal é uma situação que acaba com a privacidade individual, levando alguém a ter completo controle sobre cada passo da pessoa rastreada.
Isso sem dúvidas é assustador, mas a boa notícia é que existem formas de identificar se alguém implantou uma AirTag em algum objeto pessoal seu, conforme detalharemos no guia a seguir. Confira:
Como descobrir se estou sendo rastreado pelo AirTag?
Notificações próprias dos dispositivos da Apple
A Apple, para impedir que a AirTag fosse usada para rastrear pessoas em vez de itens, colocou uma série de funções nos dispositivos que alertam usuários sobre o problema. O primeiro deles é a exibição de uma notificação em iPhone, iPad ou iPod Touch que estejam com versões do iOS ou iPadOS 14.5 ou superior.
Essa notificação avisa que uma AirTag foi detectada em movimento junto da pessoa. Caso você use Android, a Apple prometeu o lançamento de um aplicativo com a mesma função para o sistema rival em 2022.
Além disso, uma atualização recente das AirTags faz com que elas emitam um som alarmante quando estão separadas de quem as registrou por um período entre 8 e 24 horas. Fique atento, então, a qualquer barulho fora do normal.
Procure o objeto em seus itens pessoais
Se as notificações da própria AirTag não apontam nada, mas mesmo assim existem suspeitas de monitoramento, é hora de procurar tanto em suas roupas quanto em seus objetos pessoais, desde mochilas até carros, se um dispositivo de rastreamento não foi sorrateiramente implantando neles.
Além disso, também tente pensar que, caso você esteja suspeitando que alguém esteja te monitorando, é sempre bom refletir sobre quais de suas informações pessoais são de conhecimento público. Elas podem servir como um bom de partida para identificar locais onde uma AirTag pode ter sido implantada.
Utilize um rastreador bluetooth
Por fim, se quiser ter certeza de identificar se alguma AirTag está rastreando algo seu, é recomendado a compra de alguns escaneadores bluetooth, que identificam conexões como a que o dispositivo da Apple faz com a rede usada no serviço Busque Meu.
Como desabilitar uma AirTag?
Descobriu que você realmente estava sendo monitorado? O primeiro passo nessa situação é desligar a AirTag. Para fazer isso, basta mover no sentido anti-horário a parte de trás do aparelho e remover sua bateria.
Mas, independente de ter desligado ou não o rastreador, é importante, caso você vá tomar medidas legais, ter ciência do código de série da AirTag. Para descobrir essa informação, basta segurar a AirTag perto de seu iPhone ou celular Android compatível com conexões NFC e, então, clicar na notificação que aparece na tela. O código de série será exibido em seguida.
Fonte: CNET