O bug do Android ainda existe: atualize seu sistema o mais rápido possível

Por Redação | 01 de Outubro de 2012 às 16h05

Na semana passada, foi descoberta uma falha em smartphones Android, principalmente no Galaxy SII e SIII, que deixava o sistema vulnerável a links maliciosos. Ao entrar em páginas com códigos ocultos, o usuário tinha todos seus dados apagados e o smartphone voltava às configurações de fábrica. A Samsung lançou uma atualização do software via Over-the-Air Service (OTA) apenas para usuários do Galaxy SIII.

Na realidade, a situação não envolve hackers de olho em seus dados e prontos para invadirem seu smartphone. O problema é uma falha no software que torna as invasões muito mas fáceis, a qualquer momento. Os proprietários de dispositivos Android devem estar cientes que um simples link da web pode ser acessado via smartphone e disparar um anexo capaz de apagar todas as informações gravadas na memória do aparelho.

Teoricamente, a falha que atingiu o Galaxy SII e o Galaxy SIII também está presente em outros dispositivos que utilizam o Android como sistema operacional, e isso inclui aparelhos da Motorola, HTC, Sony e demais smartphones da própria Samsung.

O que é mais recomendável aos donos de smartphones Android é verificar por atualizações de software. Se você possui um, verifique se existe alguma atualização disponível. Na maioria dos aparelhos, esta opção encontra-se dentro das configurações do smartphone, próxima às informações do telefone (ou algo semelhante). Cada fabricante possui um local diferente para acessar as atualizações do software, mas geralmente, seguem o mesmo padrão.

Proteja-se contra vulnerabilidades e atualize seu smartphone Android o quanto antes, evitando assim que a falha acabe apagando todos os dados armazenados na memória do seu telefone.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.