Publicidade

Vulcão entra em erupção na Islândia após dias de terremotos

Por| Editado por Rafael Rigues | 03 de Agosto de 2022 às 18h15

Link copiado!

Government of Iceland
Government of Iceland

Nesta quarta-feira (3), o vulcão Fagradalsfjall entrou em erupção a cerca de 40 km de Reykjavik, capital da Islândia. De acordo com informações do Escritório Meteorológico da Islândia (IMO), o fenômeno ocorre dias após atividade sísmica crescente na região. Embora não haja perigo imediato, turistas e moradores foram orientados a evitar a região devido a gases tóxicos.

A Islândia fica entre as placas tectônicas Norte-Americana e Eurasiana, e como as placas se movem em direções opostas, terremotos e atividade vulcânica são frequentes por lá. Cerca de 10 mil terremotos foram detectados na região desde sábado (30), e dois deles chegaram ao nível 5 de magnitude.

Continua após a publicidade

Até o momento, a erupção não liberou uma pluma de cinzas, mas a IMO considera “possível que poluição seja detectada em função da liberação de gás”. Imagens e transmissões da erupção mostraram o fluxo de lava e fumaça de uma fissura na lateral do vulcão Fagradalsfjall.

Um avião comercial foi visto voando pelo local da erupção a baixa altitude, seguindo em direção ao aeroporto principal de Reykjavik. A IMO afirmou que, no início do fenômeno, foi emitido um “código vermelho” para evitar que aviões voassem pelo local. Se este evento for parecido com um anterior, o alerta poderá ser reduzido para o grau laranja, que indica menor risco.

Em 2010, o vulcão Eyjafjallajokull entrou em erupção e forçou centenas de moradores a deixar suas casas, afetando 100 mil voos. Já em março do ano passado, fontes de lava foram expelidas de uma fissura de quase 700 m aberta na área, por quase seis meses. Desta vez, a erupção parece liberar entre 20 e 50 metros cúbicos de magma por segundo.

Fonte: Reuters, AFP