Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vacinação de adolescentes começa em 18 de agosto, anuncia governo de SP

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Julho de 2021 às 17h30

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

Nesta quarta-feira (28), o estado de São Paulo anunciou novas datas para a imunização contra o coronavírus SARS-CoV-2. A expectativa é que, até o dia 16 de agosto, toda a população com mais de 18 anos tenha recebido pelo menos a primeira dose da vacina contra a COVID-19. Em seguida, no dia 18, deve ser iniciada a campanha de vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e/ou  deficiências e as jovens gestantes. 

“São Paulo antecipa a vacinação de adultos, de todos com mais de 18 anos, para o dia 16 de agosto. E adolescentes começarão a ser vacinados no dia 18 de agosto. É o senso de urgência, de emergência, de respeito pela vida dos brasileiros que vivem no estado de São Paulo”, afirmou o governador do estado, João Doria. No entanto, o plano enfrentará diversos desafios como a autorização de uso emergencial da vacina CoronaVac em adolescentes.

Continua após a publicidade

Conforme avança nos públicos da vacinação contra a COVID-19, o estado também deve investir em estratégias para que aqueles que receberam a primeira dose voltem para tomar a segunda, completando a imunização. Somente na capital, 218 mil pessoas estão com a segunda dose atrasada, segundo dados da prefeitura divulgados na segunda-feira (26).

Vacinação de menores de 18 anos em SP

A partir do dia 18 de agosto, a expectativa é que o estado de São Paulo comece a imunização dos adolescentes, priorizando os que possuem deficiências, comorbidades, gestantes e puérperas. Este grupo deve ser inteiramente vacinado com pelo menos uma dose até o dia 29 de agosto, segundo estimativa estadual.

Os demais adolescentes poderão se vacinar na sequência. Entre 30 de agosto e 5 de setembro será a vez dos que têm entre 15 a 17 anos. Na sequência, os que têm de 12 a 14 anos serão imunizados no período de 6 a 12 de setembro.

Continua após a publicidade

No entanto, este planejamento espera que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorize o uso da vacina CoronaVac em menores de 18 anos, o que ainda não ocorreu. Do contrário, estas imunizações precisarão ocorrer, exclusivamente, com a fórmula da Pfizer/BioNtech, podendo atrasar o cronograma do estado.

Estabelecimentos comerciais ganham mais autonomia

Continua após a publicidade

Caso a tendência de queda em interações e óbitos da COVID-19 em São Paulo continue, além do avanço da imunização, o governo planeja liberar a ocupação de 100% dos estabelecimentos comerciais em todo o estado, a partir do dia 17 de agosto. No planejamento, a expectativa é eliminar todas as restrições de horário e liberar atendimento presencial com capacidade de 100%, mas com manutenção das regras para máscaras e protocolos de higiene.

Desafio extra será entender os efeitos da circulação comunitária da variante Delta (B.1.671.2) do coronavírus no estado, o que deve ser observado nas próximas semanas. Isso porque países como Israel e Estados Unidos precisaram retroceder na abertura para impedir novos surtos da COVID-19 causados pela cepa mais infecciosa.  

Por enquanto, eventos que geram aglomerações — como casas noturnas, shows de médio e grande porte, competições esportivas com público — continuam proibidos. No entanto, há a possibilidade de reabertura condicionada aos resultados de eventos modelo sob supervisão das autoridades de saúde e averiguação pelo Centro de Contingência do coronavírus.

Fonte: Governo de SP (1) e (2)