Vacinação da COVID em tempo real: veja quantas pessoas foram vacinadas por país

Por Fidel Forato | 18 de Janeiro de 2021 às 14h40
Dante Doria/ Pixabay

No combate à pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), inúmeros países apostam na imunização de suas populações contra o agente infeccioso. Com doses limitadas de vacinas, a maior parte dos imunizados integra grupos de risco para a infecção, como os idosos, ou estão na linha de frente contra a COVID-19, como os profissionais da saúde. Nesse cenário, mais de 41 milhões de pessoas já foram imunizadas em todo o planeta, segundo levantamento da plataforma Our World in Data. 

Para este levantamento, a plataforma sobre vacinação contra a COVID-19, em tempo real, agrega dados de fontes oficiais de cada governo. Por exemplo, sobre os Estados Unidos, as informações são disponibilizadas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Já na China, os dados de imunização são atualizados pela National Health Commission (NHC). Agora, no Reino Unido, os números são fornecidos pelo National Health Service (NHS).  

Plataforma mostra quantas pessoas já foram vacinadas contra COVID-19 no globo (Imagem: Reprodução/ Our World in Data)

A seguir, confira a lista dos 10 países que mais imunizaram cidadãos contra a COVID-19, até o momento:

  1. Estados Unidos: 12,28 milhões de pessoas
  2. China: 10 milhões de pessoas
  3. Reino Unido: 4,72 milhões de pessoas
  4. Israel: 2,7 milhões de pessoas
  5. Emirados Árabes Unidos: 2,07 milhões de pessoas
  6. Alemanha: 1,22 milhão de pessoas
  7. Itália: 1,2 milhão de pessoas
  8. Rússia: um milhão de pessoas
  9. Espanha: 966 mil pessoas
  10. Turquia: 950 mil pessoas

No total, a ferramenta de contagem aponta que mais de 55 países já iniciaram a vacinação contra a COVID-19 e fornecem dados atualizados sobre. Na América Latina, países como México, Argentina e, agora, o Brasil já começaram a imunização contra o coronavírus. Nacionalmente, a campanha de vacinação brasileira começou na segunda-feira (18), com a vacina CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e fabricada pelo Instituto Butantan. Atualmente, 6,8 mil pessoas já foram vacinadas.

Mundo já vacinou mais de 41 milhões de pessoas contra a COVID-19 (Imagem: Reprodução/ Our World in Data)

Um dia antes da data oficial, no domingo (17), os primeiros brasileiros — 112 pessoas — foram imunizados em evento do governo de São Paulo. Entre eles, estava a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, a primeira vacinada contra a COVID-19 no Brasil. A profissional da saúde atua na linha de frente do combate à doença no Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

O que é o Our World in Data?

O site Our World in Data foi criado por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, como Max Roser, economista e filósofo. De forma geral, a plataforma pretende agrupar e apresentar dados de interesse global, de forma interativa, através de gráficos e mapas. Além de questões sobre a pandemia da COVID-19, como número de casos e pessoas vacinadas, a plataforma agrupa também informações sobre emissões de CO2, crescimento populacional e mortalidade infantil, por exemplo. 

Atualmente, o maior desafio da plataforma é disponibilizar as estatísticas sobre as vacinas para todo o mundo. Afinal, se o desenvolvimento dos imunizantes contra a COVID-19 foi realizado em um tempo recorde, agora é preciso garantir que essas vacinas cheguem para o maior número de pessoas possível. "Será fundamental que as pessoas em todos os países —  não apenas nos países ricos — recebam a proteção necessária. Para rastrear esse esforço, nós da Our World in Data estamos construindo um conjunto de dados internacionais de vacinação contra a COVID-19", explicam os responsáveis pela iniciativa, na página oficial.

Para acessar o mapa da vacinação contra a COVID-19 pelo mundo, clique aqui.

Vacinação contra a COVID-19 em São Paulo

Quanto ao uso das vacinas no Brasil, o governo de São Paulo lançou, na terça-feira (19), o Vacinômetro. Esta é uma ferramenta digital simples e que permite o acompanhamento, em tempo real, do número de pessoas que foram vacinadas contra a COVID-19, exclusivamente no estado. 

São Paulo lança contador com número de vacinados no estado (Imagem: Reprodução/ Governo de São Paulo)

Segundo o governo, o placar deve ser alimentado diretamente com informações do sistema Vacivida. Esta é a plataforma digital responsável por monitorar toda a campanha de vacinação estadual contra o coronavírus. Até o momento, foram 20.007 mil vacinados. Dessa forma, é possível verificar um atraso nos dados apresentados pelo Our World in Data

Além desse contador dos vacinados em SP, também é provável que o Ministério da Saúde lance uma versão nacional com os dados sobre os imunizados no Brasil. Outros estados também devem apresentar formas de apresentar esses dados.  

Para conferir o número de pessoas que já foram vacinadas no estado de SP, clique aqui.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.