Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

COVID-19: quais os documentos necessários para receber a vacina?

Por| 12 de Janeiro de 2021 às 13h20

Link copiado!

COVID-19: quais os documentos necessários para receber a vacina?
COVID-19: quais os documentos necessários para receber a vacina?

Depois de um 2020 acompanhando o avanço do coronavírus e os desafios enfrentados pelos cientistas na hora de desenvolver medidas de tratamento e prevenção contra a COVID-19, finalmente está chegando o momento em que a aplicação das vacinas irá se tornar uma realidade.

Nesta segunda-feira (11), Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, revelou que, assim que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovar o uso emergencial das vacinas contra a COVID-19, a aplicação deve começar em até quatro dias. Caso a liberação aconteça dentro do prazo, o início será no dia 20 de janeiro. 

Inicialmente, a vacina será aplicada em grupos prioritários, como profissionais de saúde e que atuam na linha de frente, idosos e pessoas com comorbidades, mas é ideal que todos os grupos estejam preparados para receber a dose antes do dia chegar. Enquanto o dia do seu grupo não chega, há tempo suficiente de se programar e saber como será o processo e quais são os documentos que você precisa ter em mãos para ser vacinado.

Continua após a publicidade

O que levar

De acordo com o plano de vacinação do Ministério da Saúde, na prática, nenhum brasileiro não será vacinado se não tiver documentos em mãos. Porém, é essencial que o indivíduo apresente o Cartão Nacional de Saúde (CNC), o cartão do SUS, ou o número do CPF para que haja o controle de aplicações.

Continua após a publicidade

Para emitir um cartão do SUS, que faz o controle do histórico do paciente em toda a rede pública do país, é preciso buscar uma unidade do serviço ou uma Secretaria de Saúde Municipal, tendo em mãos o RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, o número do PIS/PASEP caso a pessoa o tenha, e, em alguns casos, pode ser exigido um comprovante de residência.

Se, por acaso, você possui um cartão do SUS mas o perdeu, é possível emitir uma segunda via em qualquer unidade de saúde ou através da internet. Para fazer o pedido online, basta acessar o portal do SUS ou o aplicativo Conecte SUS, criar uma conta ou fazer o login e conferir o número do cartão. O Ministério da Saúde já alertou para um problema que pode ocorrer: o nome do paciente não estar na base de dados ou não conseguir um cartão do SUS. Isso, no entanto, não vai evitar que ele seja vacinado.

Controle das doses

Continua após a publicidade

No momento da primeira aplicação, os brasileiros vacinados serão inseridos no Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), que irá controlar as informações referentes às doses tomadas, assim como o local da vacinação, nome e fabricante da vacina, lote e data de validade. Sendo assim, será possível fazer o controle adequado para que cada pessoa receba as duas doses da vacina, fazendo com que ela seja mais eficaz no combate à doença.

 

Fonte: CNN Brasil