Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Terapia com oxigênio pode ajudar contra covid longa?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Agosto de 2022 às 11h30

Link copiado!

Pressmaster/Envato Elements
Pressmaster/Envato Elements

Pesquisadores israelenses testaram uma terapia com oxigênio para ajudar contra a covid longa. A técnica se chama oxigenoterapia hiperbárica, e segundo a Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica, consiste em deixar o paciente respirando oxigênio puro (100%), enquanto é submetido a uma pressão 2 a 3 vezes maior que a pressão atmosférica ao nível do mar, no interior de uma câmara.

A oxigenoterapia hiperbárica provoca aumento na quantidade de oxigênio transportado pelo sangue, na ordem de 20 vezes o volume que circula em indivíduos que estão respirando ar ao nível do mar. A ideia, de acordo com a organização, é que o oxigênio combata infecções bacterianas e por fungos e compense a deficiência de oxigênio decorrente de entupimentos de vasos sanguíneos, além de neutralizar substâncias tóxicas.

Nessa técnica, o oxigênio é administrado através de máscaras e capacetes de plástico apropriados, mas existe possibilidade de o paciente respirar o oxigênio diretamente da atmosfera da câmara, quando pressurizada com o gás.

Continua após a publicidade

O estudo israelense mostrou que o uso dessa técnica para fornecer grandes quantidades de oxigênio ao corpo parece aliviar muitos dos efeitos cognitivos e físicos da covid longa. Para chegar a essa descoberta, os pesquisadores conduziram 40 sessões diárias (cinco sessões por semana durante dois meses) com pacientes com covid-19. Feito isso, houve uma comparação com um grupo de pacientes que não passou pelo processo.

Terapia com oxigênio ajuda contra covid longa?

Em comparação com o outro grupo, os indivíduos que receberam o tratamento relataram uma melhora no sono e na função cognitiva, além da diminuição da depressão. A teoria dos especialistas é que quando pensamos que estamos com escassez de oxigênio, ocorre uma mudança metabólica projetada para combater os danos gerados quando o oxigênio é privado.

Continua após a publicidade

A resposta desencadeia uma cascata regenerativa de eventos, mas sem os efeitos colaterais prejudiciais da privação real.

Embora o grupo tenha mostrado que os sintomas de covid longa parecem melhorar com a terapia com oxigênio, o estudo ainda é limitado e mais pesquisas são necessárias para ver quão amplamente eficaz a terapia pode ser em diferentes grupos.

Fonte: Scientific Reports, PubMed Central, Wired, Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica