Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tarja preta | Zolpidem será vendido apenas com receita azul

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Maio de 2024 às 09h46

Link copiado!

Danielle Cassita/Canaltech
Danielle Cassita/Canaltech

Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou mudanças para aumentar o controle sobre o uso do medicamento hemitartarato de zolpidem, conhecido apenas como zolpidem e prescrito para o tratamento de insônia. A partir de agosto, o remédio só poderá ser comprado com a receita azul e, ao longo dos próximos meses, a caixa ganhará uma tarja preta, usada para indicar o risco de dependência. 

Antes da decisão da Anvisa, a versão do zolpidem em baixa concentração (até 10 mg) poderia ser prescrita com receita branca, com duas vias. A decisão vale também para outro Z-hipnótico popular, a zopiclona.  

"A medida foi adotada a partir do aumento de relatos de uso irregular e abusivo relacionados ao uso do zolpidem”, afirma a Anvisa, em nota. Também foram identificados “aumento nas ocorrências eventos adversos relacionados ao uso” do remédio nos últimos meses.

Continua após a publicidade

O que é o zolpidem?

O zolpidem é considerado um agente hipnótico e, como tal, é indicado no tratamento da insônia de curta duração para pacientes que apresenta dificuldades na hora de dormir ou em manter o sono. 

“Seu uso deve ser o menor possível e, assim como para todos os hipnóticos, não deve ultrapassar quatro semanas”, orienta a Anvisa. Em caso de necessidade de prolongamento do tratamento, é preciso que ocorra a reavaliação do médico psiquiatra, evitando risco de abuso ou dependência.

Outro cuidado é em relação aos efeitos adversos da medicação. Um dos mais conhecidos é o sonambulismo, quando a pessoa realiza inúmeras atividades como sonâmbula e não se lembra do que fez no dia seguinte. Relatos do tipo tendem a ganhar repercussão nas redes sociais.

Decisão da Anvisa

Com a decisão da Anvisa, todos os medicamentos à base de zolpidem, independentemente da concentração da substância, somente poderão ser prescritos com a receita azul, a partir do dia primeiro de agosto. 

Para prescrever esse tipo de receita, conhecida como receita tipo B, o médico precisa ser previamente cadastrado na autoridade local de vigilância sanitária. Além disso, cada profissional terá um limite no número de receitas semelhantes que poderá prescrever por período. 

Continua após a publicidade

Zolpidem recebe tarja preta

A outra mudança é que, a partir do dia primeiro de dezembro, as farmacêuticas somente poderão produzir embalagens do zolpidem com a tarja preta. Enquanto há esse período de transição, embalagens com tarja vermelha ainda poderão ser vendidas em farmácias.

Fonte: Anvisa