Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Surto de pneumonia misteriosa ocorre na China; OMS pede detalhes

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Novembro de 2023 às 11h34

Link copiado!

Divinebot/Envato Elements
Divinebot/Envato Elements

A região norte da China, incluindo a capital Pequim, está enfrentando um novo surto de pneumonia, de origem misteriosa, segundo relatório divulgado na plataforma internacional ProMED. A doença de causa desconhecida afeta prioritariamente crianças em idade escolar, mas já foi observada em adultos.

Entre as crianças que adoeceram, é comum ocorrer febre e, em alguns casos, há a formação de nódulos pulmonares. No entanto, os pacientes não apresentam tosse e nem outros sintomas respiratórios frequentes. Por causa do surto, algumas escolas chegaram a ter as aulas suspensas.

OMS busca entender cenário

Continua após a publicidade

Neste cenário de bastante incerteza, a Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu detalhes sobre o que está ocorrendo na China e se esses casos de pneumonia estão realmente conectados a uma nova doença desconhecida.

Na quarta-feira (22), a OMS enviou um pedido oficial à China para “obter informações detalhadas sobre o aumento de doenças respiratórias e relatos de surtos de pneumonia em crianças”. Até o momento, a organização aguarda uma resposta.

Antecedentes na China

Por enquanto, sabe-se oficialmente apenas que, no dia 13 de novembro, a Comissão Nacional de Saúde da China reportou um aumento na incidência de doenças respiratórias no país. No entanto, estes casos estavam relacionados com o relaxamento das medidas de proteção contra a covid-19.

Continua após a publicidade

Além disso, os casos tinham relação com a circulação de patógenos já conhecidos, como a gripe (influenza), o vírus sincicial respiratório (VSR), o coronavírus SARS-CoV-2 e a bactéria Mycoplasma pneumoniae — uma infecção que afeta especialmente crianças pequenas.

A ideia da OMS é entender se os surtos de pneumonia no norte estão relacionados com essas infecções ou não. Por isso, a organização também solicita informações epidemiológicas e clínicas adicionais, incluindo os resultados laboratoriais dos exames feitos nessas crianças.

Pandemia de covid-19

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, no final de 2019, a covid-19 foi inicialmente classificada como uma infecção desconhecida que se alastrava por Wuhan, o primeiro epicentro da pandemia. Na época, a plataforma ProMED foi uma das primeiras a alertar para o problema.

O que é a pneumonia misteriosa?

“Atualmente, há muito pouca informação para fazer um diagnóstico definitivo sobre o que está causando esta epidemia na China", afirma Paul Hunter, professor de medicina da University of East Anglia, no Reino Unido, em nota para Science Media Centre (SMC).

“A doença nas crianças se apresenta como uma febre sem tosse ou outros sintomas, mas em alguns casos é observado nódulos pulmonares na radiografia de tórax”, explica Hunter. "Embora não possamos fazer um diagnóstico definitivo nesta fase, a presença de nódulos pulmonares tende a sugerir uma causa bacteriana e não viral", acrescenta.

Continua após a publicidade

Por enquanto, não há outra possibilidade a não ser aguardar as respostas solicitadas pela OMS para as autoridades chinesas. Dessa forma, as dúvidas sobre a existência de um novo patógeno poderão ser sanadas.

Fonte: OMS, ProMED e SMC