Publicidade

Sensação de fome pode retardar envelhecimento

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Maio de 2023 às 17h41

Link copiado!

 nodar77/envato
nodar77/envato

Em estudo publicdo na revista Science, pesquisadores descreveram uma descoberta: a sensação proporcionada pela fome pode retardar o envelhecimento. Para chegar a isso, o grupo "enganou" moscas para que elas achassem que estavam com fome, mesmo já fisicamente satisfeitas.

Atualmente, um assunto muito em pauta é o jejum intermitente, comumente utilizado como uma estratégia para o emagrecimento. Por enquanto, as evidências científicas que fortalecem esse hábito são limitadas, e focadas principalmente em estudos com animais .

Neste caso mais recente, os resultados sugerem que a restrição calórica pode prolongar a expectativa de vida e promover uma boa saúde. No entanto, os próprios especialistas responsáveis pela análise apontam que ainda é cedo para concluir qualquer coisa, e mais pesquisas são necessárias antes que os resultados sejam ampliados aos seres humanos.

Continua após a publicidade

Para o experimento, os cientistas identificaram sinais neurais de fome e saciedade no cérebro e trabalharam com esses neurônios para que os insetos sentissem fome mesmo quando alimentados. Basicamente, foi possível perceber que essas moscas estimuladas pela fome também viviam mais.

A teoria dos pesquisadores é que a fome crônica pode ser uma resposta adaptativa, “mediada por modificações nas proteínas histonas em circuitos neurais discretos, que retardam o envelhecimento”. A ideia agora é entender se a saúde das moscas-das-frutas está ligada a comer por prazer e também por necessidade.

O que a ciência nos diz sobre a fome

Continua após a publicidade

Anteriormente, estudos ajudaram a entender por que a fome nos deixa com raiva: uma das teorias é que essa relação é originada pelos baixos níveis de glicose no sangue, responsáveis aumentar a impulsividade e a agressividade. Os pesquisadores sugerem que ter consciência do sentimento em si pode reduzir a probabilidade de que a fome resulte em comportamentos negativos.

Os cientistas também já explicaram por que sentimos mais fome no inverno — basicamente, a queda na temperatura resulta no aumento do gasto de energia. Em paralelo, um estudo já mostrou que a solidão pode ser tão prejudicial quanto a fome.

Fonte:  Science via Science Alert