Por que sentimos mais fome no inverno?
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Você também sente mais fome durante o inverno? Pois fique tranquilo: não está sozinho. Na verdade, muitas pessoas comem mais durante a época mais fria do ano.
- Por que algumas pessoas sentem fome o tempo todo?
- É rinite, gripe ou COVID-19? Saiba diferenciar
- Por que nevou em algumas regiões do Brasil?
Um estudo publicado na National Library of Medicine, por exemplo, já apontou que a queda na temperatura culmina no aumento do nosso gasto de energia.
Enquanto isso, a Universidade de Exeter (Reino Unido) apontou que as pessoas enfrentam impulsos subconscientes de comer em excesso nesta época do ano. No estudo de Exter, os pesquisadores destacam que em nosso passado, o excesso de peso não representava uma ameaça significativa à sobrevivência em comparação com os perigos de estar abaixo do peso, e o desejo do corpo de manter a gordura é ainda mais forte no inverno, quando os alimentos no mundo natural são escassos.
Especialistas apontam que, como a maioria de nós faz tudo o que pode para evitar o frio ao ar livre, temos menos probabilidade de manter uma rotina de exercícios e mais chances de diminuir os movimentos em geral durante essa época do ano. Quanto menos ativos formos, maior será a probabilidade de preenchermos essa lacuna de tempo comendo.
Além disso, nós realmente suamos tanto no inverno quanto nas outras estações, e por causa disso, nossos corpos podem facilmente ficar desidratados. Isso pode facilmente levar a uma alimentação excessiva, pois a resposta do corpo à desidratação costuma ser confundida com sensação de fome.
Fonte: The Guardian, Forbes