Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Inteligência Artificial criada pela USP pode ajudar a combater fome no Brasil

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Março de 2022 às 11h04

Link copiado!

Envato/Gajus-Images
Envato/Gajus-Images

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram uma inteligência artificial que pode ajudar a combater fome no Brasil, conforme anunciou o próprio jornal da instituição, no último dia 21. A ferramenta utiliza algoritmos para ajudar a identificar regiões que precisam de infraestrutura e opções adequadas para o fornecimento de alimentos.

Um dos protótipos tem como premissa encontrar as regiões da cidade de São Paulo mais suscetíveis à fome, e para isso tem contado com o auxílio de dados abertos do governo federal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da indústria alimentícia.

Um grande desafio do país tem sido juntar informações tão dispersas por conta de seu vasto território, conforme explicam os próprios especialistas. A ideia do estudo é integrar mais de 100 bases de dados e evoluir a ferramente para contemplar outros tipos de análises, como mudanças climáticas e prever possíveis desabastecimentos na agricultura.

Continua após a publicidade

Segundo o Jornal da USP, o novo software pode mapear múltiplas áreas e se moldar de forma autônoma, bastando colocar informações cruas para que interprete e apresente previsões em relatórios, planilhas, gráficos ou mapas, reunindo dados de diferentes áreas sobre o mesmo objeto a fim de facilitar o diálogo entre gestores.

Os responsáveis pela criação da inteligência artificial refletem que existe fome por falta de alimento, falta de acesso, falta de nutrientes ou falta de produção naquele ano, por isso a necessidade de analisar dados geográficos, sanitários e médicos.

Fonte: Jornal da USP