Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sem água: dá para sobreviver bebendo apenas café, chá e suco?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Maio de 2023 às 13h27

Link copiado!

Tonybangkok/Envato
Tonybangkok/Envato

Estar hidratado é algo fundamental para a sobrevivência humana, mas isso pode ser feito de diferentes formas e não depende — única e exclusivamente — do consumo direto de água. A reposição de líquidos pode ser feita com o consumo de chás, cafés, sucos e até alimentos. Só não valem bebidas alcoólicas, relacionadas com a alta capacidade de desidratação.

A questão é que beber água é a forma mais fácil de se manter hidratado, afirma Chris Ritchieson, médico do Countess of Chester Hospital. Afinal, “não beber o suficiente pode aumentar o risco de infecções do trato urinário e dores de cabeça, além de cansaço, confusão, urina escura, pele seca e rachada e movimentos intestinais irregulares”, acrescenta para o jornal The Guardian.

Inclusive, um estudo financiado pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos Estados Unidos descobriu que beber quantidades ideais de água (algo próximo de 2 litros por dia) ajuda a prevenir insuficiência cardíaca. De forma bem resumida, a substância é responsável pela vida e por garantir a sobrevivência de qualquer indivíduo — sem ingerir nenhum tipo de líquido uma pessoa deve morrer em menos de uma semana.

Continua após a publicidade

Quais líquidos hidratam tanto quanto a água?

Existe a ideia de que apenas água hidrata, mas isso não é necessariamente verdade. Quando se pensa em uma bebida qualquer, existem altas chances dela conter água na sua composição. Na maioria das vezes, a água é o principal componente, como ocorre em chás e também é cafés. Querendo ou não, a pessoa consome uma forma de água saborizada, mantendo a sua hidratação.

Na ciência, estudos já apontaram que o leite desnatado é mais hidratante que a água, por exemplo. Na questão do café, pesquisadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, fizeram um pequeno estudo com 50 homens saudáveis. No experimento, um grupo tomou 800 ml de café por dia e teve os efeitos do organismo comparados com indivíduos que tomaram a mesma quantidade de água.

Continua após a publicidade

Publicado na revista PLoS One, o estudo revelou que não há nenhuma evidência significativa de desidratação com ingestão diária de café. Em outras palavras, as duas bebidas são equivalentemente hidratantes. Só que isso não significa que é seguro beber exclusivamente café. Também vale ressaltar que foram consideradas apenas pessoas sem doenças previamente conhecidas, em um tipo de intervenção curta (3 dias).

Riscos de beber apenas café, sucos e chás

Pensando no café e na quantidade de cafeína presente nele e em alguns tipos de chá, é preciso pontuar que o consumo excessivo pode provocar efeitos colaterais no indivíduo. Entre eles, estão:

Continua após a publicidade
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Palpitações;
  • Ansiedade;
  • Insônia;
  • Náuseas;
  • Diarreia.

Por isso, “o recomendado é limitar a ingestão de cafeína a cerca de 400 mg por dia, o que equivale a aproximadamente quatro a cinco xícaras de café ou oito a 10 xícaras de chá”, explica Nishtha Patel, nutricionista especialista em digestão. Além dos efeitos indesejados, outro possível desdobramento é o efeito diurético, ou seja, a pessoa vai mais ao banheiro e precisará de mais líquidos para serem repostos.

Agora, com sucos e até refrigerantes, o problema do consumo excessivo está na quantidade de açúcar. O ideal é que, durante o dia, sejam consumidos até 30 g de açúcar. É possível que algumas bebidas sozinhas cheguem perto desse limite, então, devem ser consumidas com moderação. De forma alguma são escolha para serem a única opção para manter alguém hidratado.

Continua após a publicidade

Como beber mais água no dia?

É preciso beber água durante o dia e, na sua totalidade, o líquido incolor não deve ser substituído integralmente por outras bebidas. No entanto, existem outras maneiras de manter a hidratação do corpo que não seja beber um copo de água. Além dos chás, sucos e cafés, é possível incluir na dieta alimentos ricos em água, como alface, tomate e melancia. Outra ideia está em saborizar a água, com a ajuda de ervas (alecrim ou hortelã) ou mesmo de frutas.

Fonte: The Guardian e PLoS One